segunda-feira, 18 de julho de 2011

Jesus Condena a Figueira – Marcos 11:11-14, 20

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Jesus Condena a Figueira – Marcos 11:11-14, 20

Pregado na manhã de Domingo, do dia 17 de Julho de 2011,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 11:11-14, 20 11Jesus entrou em Jerusalém e dirigiu-se ao templo. Observou tudo à sua volta e, como já era tarde, foi para Betânia com os Doze.12No dia seguinte, quando estavam saindo de Betânia, Jesus teve fome.13 Vendo à distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos.14 Então lhe disse: "Ninguém mais coma de seu fruto". E os seus discípulos ouviram-no dizer isso. 20De manhã, ao passarem, viram a figueira seca desde as raízes.

Introdução e Contextualização:

Os últimos dias de Jesus e de Israel se aproximam. Essa é, talvez, a semana mais importante na história da redenção da humanidade. Hoje começaremos a caminhar com Jesus no seu segundo dia da sua última semana.

Como vimos na história anterior o Rei chegou à Jerusalém (11:1-11). Ele veio como profetizado por Zacarias (9:9) – montado em um jumentinho e cheio de humildade. Aclamado por uma multidão que não entendia que tipo de Messias era Ele – as pessoas estenderam as roupas pelas ruas alegando submissão a Jesus. As pessoas esperavam um rei militar que fosse satisfazer as vontades carnais delas – isso fica claro pelo vocabulário usado por eles (reino, Davi, nos salva). O que marcou essa entrada foi a soberania de Jesus em todos os detalhes: vimos como Jesus já havia pré-arrumado o jumentinho – demonstrando todo Seu poder em organizar e planejar a sua própria morte, e vimos também a soberania de Jesus em elevar a euforia das pessoas e assim aumentar o ódio dos líderes de Israel para com Ele – Jesus começa a encher o cálice da ira desses líderes religiosos para que na sexta o cálice transborde e eles o matem no dia perfeito.

Começamos, então, o segundo dia da última semana de Israel (v.12). Essa semana será marcada por uma série de conflitos com os líderes de Israel – eles irão tentar pegar Jesus de várias formas e Jesus irá falar abertamente da corrupção que há na religião de Israel.

A grande condenação publicada e proclamada por Jesus para com a nação de Israel é a de hipocrisia (Mt.23:13-29) - ποκριτής = essa palavra era usada para atores que usavam máscaras. Aparentavam ser outras pessoas. Eles só encenavam – uma linda demonstração exterior – ótimos artistas.

A história da figueira é uma grande lição do que acontece quando alguém aparenta algo exteriormente, mas não consegue oferecer nada de bom quando é examinado de perto. Muitas pessoas se frustram quando conhecem atores de filmes e novelas, pois vêem que a beleza deles só é encontrada no palco – pois fora dele esses atores e atrizes estão perdidos em drogas, vícios, divórcios, homossexualismo e depressão. Assim também era a religião de Israel, ela aparentava ser bela e cheia de frutos, mas na verdade não passava de uma religião infrutífera!

Zelo, paixão, comprometimento, conhecimento e dedicação [as folhas belas] sem um relacionamento sincero com Deus – relacionamento esse marcado por frutos de arrependimento [mudança de vida] e santidade – é abominável para o Senhor.

O que o Senhor deseja: FRUTOS - coisas verdadeiras, visíveis, que alimentam e nutrem vidas.

Lc. 3:7-8 – João dizia às multidões que saíam para serem batizadas por ele: "Raça de víboras! Quem lhes deu a idéia de fugir da ira que se aproxima? Dêem frutos que mostrem o arrependimento. E não comecem a dizer a si mesmos: ‘Abraão é nosso pai’. Pois eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão.

Mt. 7:15-20 – Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins.

Tg 3:17 - Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.

Cl 1:10 – E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus

A Bíblia compara uma pessoa que não reflete mudanças verdadeiras no caráter com uma árvore má. E toda árvore ruim será queimada – amaldiçoada no fogo do inferno.

Lc 3:9 - O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo".

Mt.7:19 – Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.

Esse segundo dia é marcado por duas ações proféticas/parabólicas da parte de Jesus:

1 – Jesus condena a figueira

2 – Jesus condena o Templo

As duas ações são muito importantes e elas devem ser interpretadas uma com a ajuda da outra. Essas duas histórias mostram que o Templo, assim como aquela figueira, só é belo por fora. Exteriormente, o Templo [que representa toda a nação e religião de Israel] é como uma saudável figueira – promete frutos, refrigério e satisfação. Mas por dentro há apenas podridão – e já que não há nada de bom, só resta uma coisa: ser amaldiçoado!

Divisão do Estudo:

I – JESUS VÊ A FIGUEIRA (vS.12-13A)

ii – JESUS EXÂMINA A FIGUEIRA (v.13)

III – JESUS CONDENA A FIGUEIRA (V.14)

I – JESUS VÊ A FIGUEIRA (vS.11-13A)

11Jesus entrou em Jerusalém e dirigiu-se ao templo. Observou tudo à sua volta e, como já era tarde, foi para Betânia com os Doze.12No dia seguinte, quando estavam saindo de Betânia, Jesus teve fome.13 Vendo à distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto.

O primeiro dia encerrou com Jesus indo ao Templo, observando tudo e depois voltando à Betânia.

V.12No dia seguinte, quando estavam saindo de Betânia -

Jesus passará grande parte dessa semana em Betânia – provavelmente na casa de Lázaro, Marta e Maria ou se Simão (14:3). Betânia era o lugar de descanso e paz para Jesus.

JESUS TEVE FOME” – Jesus como homem passou pelas mesmas necessidades físicas que nós passamos: ele tinha sede, cansaço, tristeza, fome...

Isso fala da humanidade de Jesus. Ele era 100% Deus e 100% homem.

Provavelmente Jesus havia acordado cedinho para orar e renovar sua força para esse dia que seria muito duro emocionalmente – e partiu sem comer, ou comendo pouco por causa da situação.

V.13 - Vendo à distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto

Essa região era marcada pela agricultura:

Befpagé – ‘casa dos figos verdes’

Monte das Oliveiras – por causa das oliveiras

Dt 8:7-8 Pois o Senhor, o seu Deus, os está levando a uma boa terra, cheia de riachos e tanques de água, de fontes que jorram nos vales e nas colinas; terra de trigo e cevada, videiras e figueiras e romãzeiras, azeite de oliva e mel;

Jo 1:48 Perguntou Natanael: "De onde me conheces? " Jesus respondeu: "Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar".

Nm 13:23 Quando chegaram ao vale de Escol, cortaram um ramo do qual pendia um único cacho de uvas. Dois deles carregaram o cacho, pendurado numa vara. Colheram também romãs e figos

VIU UMA FIGUEIRA COM FOLHAS – Jesus viu essa árvore cheia de folhas e isso prometia frutos.

A figueira é uma árvore cujas folhas são formadas após o fruto. Visto que ela lança o fruto antes de produzir as folhas, uma vez que há folhas, deveria haver frutos.” (Zondervan Illustrated Bible Background Commentary – Zondervan)

As folhas verdes e belas são promessas de frutos! Para uma pessoa faminta isso era a grande esperança de satisfação!

As figueiras produzem frutos duas vezes ao ano: A época de grande colheita (figos grandes) é entre maio-julho, mas entre março e abril a figueira produz um ‘figuinho’ – um brotinho – que é docinho. Apesar dos bons figos só aparecerem em Junho, alguns ‘figuinhos’ já aprecem entre março e abril – e essa é a época em que Jesus se encontra!

FOI VER SE ENCONTRARIA NELA ALGUM FRUTO – Jesus caminhou até a árvore para ver se havia algum fruto. Jesus, através de sua onisciência, sabia que não havia nada, mas Ele aproveita a situação para ensinar uma importante lição.

* Imagine a cena: Eles caminhando todos para Jerusalém e de repente Jesus sai da trajetória e vai até uma figueira e a examina – mexe nas folhas...

II – JESUS EXAMINA A FIGUEIRA (v.13)

13 Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos.

Jesus foi até essa bela árvore, que prometia frutos, mas não encontrou nada – “A NÃO SER FOLHAS”!

NADA ALÉM DE FOLHAS – Isso é falsa esperança! Aparentava, professava e prometia algo que não tinha!

Jesus esperava, ao menos, pelos primeiros e pequenos figos que saem em março, “especialmente se a figueira tinha, como Marcos enfatiza, folhas bem desenvolvidas, a qual deve ter encorajado a esperança de frutos... Mas havia nem mesmo esses ‘figuinhos’, mas só folhas. Era um show vazio.” (R.T. France, The New International Greek Testament Commentary – Eerdmans, pg.440)

PORQUE NÃO ERA TEMPO DE FIGOS - γὰρ καιρὸς οὐκ ἦν σύκων

“Uma árvore cheia de folhas durante a Páscoa está prometendo algo que não pode cumprir; assim também Israel. E como Miquéias, falando por Deus, descreveu sua frustração na busca pelo ‘figo novo que eu tanto desejo’ (Mq 7:1), Jesus também em sua visita inicial ao Templo acha apenas folhas, mas nenhum fruto.” (R.T. France, pg.441)

Por não ser a época certa, Jesus mostra a IMPOSSIBILIDADE de se encontrar fruto nessa árvore. ‘É impossível encontrar frutos aqui!’ – assim como é impossível encontrar frutos em Israel e no Templo!

O ponto principal aqui é que essa árvore tinha folhas – prometia frutos – mas quando Jesus chegou perto para examinar, Ele não achou nada!

Assim como é impossível uma figueira produzir frutos fora de época, é impossível de Israel produzir frutos que agradam ao Senhor! O grande problema é a falsa promessa!

O que você tem aparentado ter? Você aparenta ter Jesus? De longe as pessoas acham que há frutos em sua vida?

Quando Jesus se aproxima da sua vida – o que Ele encontra? Ele encontra frutos em sua vida: arrependimento, santidade, humildade, gratidão, bondade?

II – JESUS CONDENA A FIGUEIRA (v.14)

14 Então lhe disse: "Ninguém mais coma de seu fruto". E os seus discípulos ouviram-no dizer isso.

A figueira que prometia frutos e aparentava ser saudável, por ser doente, infrutífera e enganar as pessoas é amaldiçoada!

“A árvore foi, no entanto, amaldiçoada não por estar, só, sem frutos, mas por proclamar pela voz daquelas folhas que ela tinha fruta; não por ser improdutiva, mas por ser falsa. Essa foi a culpa de Israel, uma culpa muito maior do que das outras nações.” (Lockyer, All the Miracles of the Bible, Zondervan – pg.237)

Essa ação de Jesus não foi realizada por intenção egoísta – só por que ele estava com fome – mas para ensinar algo de profunda implicação para seus discípulos: Deus abomina hipocrisia!

A ação de Jesus é muito parecida com a dos profetas do Antigo Testamento – sendo assim uma ação simbólica de caráter profético!

Essa história fala da:

FIGUEIRA = Israel! Não só Israel, mas o Templo em especifico.

Jer. 8:13 Eu quis recolher a colheita deles, declara o Senhor. Mas não há uvas na videira nem figos na figueira; as folhas estão secas. O que lhes dei será tomado deles’.

Os.9:10,16 Quando encontrei Israel, foi como encontrar uvas no deserto; quando vi os antepassados de vocês, foi como ver os primeiros frutos de uma figueira. Mas, quando eles vieram a Baal-Peor, consagraram-se àquele ídolo vergonhoso e se tornaram tão repugnantes quanto aquilo que amaram.16 Efraim está ferido, sua raiz está seca, eles não produzem frutos. Mesmo que criem filhos, eu matarei sua querida prole. "

Mic. 7:1 Que desgraça a minha! Sou como quem colhe frutos de verão na respiga da vinha; não há nenhum cacho de uvas para provar, nenhum figo novo que eu tanto desejo.

Há mais de 18 menções de figueiras nos livros proféticos.

Deus havia esperado frutos espirituais da nação de Israel, mas assim como aquela figueira, eles não produziram absolutamente nada!

FOLHAS = a aparência, o exterior.

SEM FRUTOS = a situação da religião de Israel!

O Antigo Testamento mostra que figueiras com frutos é sinal de benção de Deus. Figueiras simbolizam, também, a paz do reinado do Messias:

Mq 4:4 Todo homem poderá sentar-se debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e ninguém os incomodará, pois assim falou o Senhor dos Exércitos.

Ag 2:19 Ainda há alguma semente no celeiro? Até hoje a videira, a figueira, a romeira e a oliveira não têm dado fruto. Mas, de hoje em diante, abençoarei vocês".

Zc 3:10 ‘Naquele dia’, declara o Senhor dos Exércitos, ‘cada um de vocês convidará seu próximo para assentar-se debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira’ "

Dt 8:7-8 Pois o Senhor, o seu Deus, os está levando a uma boa terra, cheia de riachos e tanques de água, de fontes que jorram nos vales e nas colinas; terra de trigo e cevada, videiras e figueiras e romãzeiras, azeite de oliva e mel;

I Re 4:24-25 Durante a vida de Salomão, Judá e Israel viveram em segurança, cada homem debaixo da sua videira e da sua figueira, desde Dã até Berseba.

Uma figueira seca e com seus frutos destruídos representa o Dia da Visita do Senhor em julgamento e ira:

Is 28:3-4 A coroa orgulhosa dos bêbados de Efraim será pisoteada. Sua magnífica beleza, localizada na cabeça de um vale fértil, é agora uma flor que murcha. Ela será como figo maduro antes da colheita, quem o vê, logo o apanha e o come.

Jr 5:17 Devorarão as suas colheitas e os seus alimentos; devorarão os seus filhos e as suas filhas; devorarão as suas ovelhas e os seus bois; devorarão as suas videiras e as suas figueiras. Destruirão pela espada as cidades fortificadas nas quais vocês confiam.

Am 4:9 Muitas vezes castiguei os seus jardins e as suas vinhas, castiguei-os com pragas e ferrugem. Gafanhotos devoraram as suas figueiras e as suas oliveiras, e ainda assim vocês não se voltaram para mim", declara o SENHOR

Joel 1:6-7 Uma nação invadiu a minha terra, poderosa e inumerável; seus dentes são dentes de leão, suas presas são de leoa. Arrasou as minhas videiras e arruinou as minhas figueiras. Arrancou-lhes a casca, e derrubou-as, deixando brancos os seus galhos.

Habacuque 3:17 Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.

Muitas vezes essa visita com julgamento da parte do Senhor é devido à corrupção na religião e no culto no Templo (Jr 5:17-18;8:12-22; Os 2:11-13)!

Esse contexto todo do Antigo Testamento nos ajuda a interpretar melhor essa ação de Jesus e a seguinte (no Templo). Principalmente Miquéias 7:1-6.

Além do Antigo Testamento essa ação está completamente ligada a uma parábola de Jesus em Lucas:

Lc 13:6-9 6 Então contou esta parábola: "Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum.7 Por isso disse ao que cuidava da vinha: ‘Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não acho. Corte-a! Por que deixá-la inutilizar a terra? ’8 "Respondeu o homem: ‘Senhor, deixe-a por mais um ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei.9 Se der fruto no ano que vem, muito bem! Se não, corte-a’

E assim aconteceu com Israel e o Templo. Jesus veio visitar e procurar fruto, mas nada achou além de folhas. Ele deixou a figueira por mais um tempo, mas Israel continuou infrutífero. Por isso o tempo chegou de cortar e jogar fora!

Israel teve seu tempo! A nação de Israel foi plantada em um lugar fértil, em um monte fértil:

Ex 15:17 Tu o farás entrar e o plantarás no monte da tua herança, no lugar, ó Senhor, que fizeste para a tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos estabeleceram.

Como uma figueira, Israel tinha folhas vistosas:

Templo, sistema de sacrifícios, as Alianças, a Lei, a Eleição de Deus, a Terra Prometida, a Circuncisão...(Rm 9:2-5). Mas não tinha frutos!

O coração deles não havia sido circuncidado e a Lei de Deus não estava na raiz do coração!

Havia apenas confissão. Eles proclamavam com os lábios, mas o coração estava longe!

Mc 7:6 Ele respondeu: "Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.

O Templo era como uma bela folhagem verde que aparentava extrema saúde – magnífico, imenso, cheio de sacrifícios e pessoas religiosas – mas não passava de uma figueira podre!

** O Templo era uma confissão pública de que a nação de Israel tinha frutos para oferecer para as outras nações, mas onde há apenas confissão, ali haverá condenação!

CONCLUSÃO:

A história da Condenação da Figueira representa uma triste ação de Jesus contra todo o sistema religioso que promete fruto, mas não tem!

Israel, e principalmente o Templo, é representado pela figueira – uma nação que tem muitas folhas verdes e bonitas, mas que não tem frutos!

A ação de Jesus contra a figueira está ligada a próxima ação de Jesus: A Condenação do Templo!

Israel teve muito! Como uma árvore, eles foram plantados em um lugar fértil e saudável – mas eles não produziram nada. Deus em sua incompreensível misericórdia esperou o fruto de arrependimento de Israel, mas esse não veio. Por isso o fim de Israel e de todo um sistema religioso e de toda uma aliança chegou ao fim.

PARA NÓS:

O Senhor Jesus os tem plantado em um lugar fértil – aqui na Soli Deo Gloria o solo é fértil, Deus tem providenciado abundância de água fresca, sol e solo bom.

Lc 12:48 A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido!

Jesus busca frutos, e frutos bons, saudáveis – sem bicho e podridão!

Não queira oferecer fruto podre e com bicho!

E hoje mesmo Ele caminha no nosso meio, através do Espírito Santo, examinando e procurando frutos em nossas vidas – Apocalipse 1:12-14.

O Senhor Jesus vê muito além das folhas! Ele possui olhos de fogo. Não adianta tentar esconder sua vergonha atrás de belas folhas de figueira como Adão e Eva, pois Ele vê tudo! Ele vê os seus pensamentos, suas conversas, seus olhares, os programas que você assiste...

Muitos se escondem atrás de belas folhas: batismo, ceia, ministério, freqüência na igreja, terno, Bíblia na mão... Essas folhas são boas, mas não nutrem – é necessário frutos!

Quando Ele se aproxima para examinar sua vida o que Ele encontra? Nada além de folhas?

Assim como com aquela figueira que representava o Templo e todo sistema religioso de Israel, Jesus condena toda árvore (toda pessoa) que não produz bons frutos com o fogo do inferno!

Mt 7:18-19 A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.

O que fazer?

Jo 15:4-11 Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim 5 Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.6 Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.7 Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.8 Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.10 Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.11 Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.

A palavra-chave é ‘permanecer’ - μένω – ficar firme, permanecer em meio a toda situação.

Como produzir frutos? V.5 = permanecendo em Jesus!

Como permanecer em Jesus? V.10 = obedecendo aos mandamentos de Jesus! Habitando e permanecendo na sã doutrina de Jesus:

Jo 8:31 Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.

II Tm 3:14 Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu [sã doutrina] e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu.

I Jo 2:24 Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram [sã doutrina] desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai.; 3:24 Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.

II Jo 1:29 Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho.

Por isso a importância do ensino da sã doutrina, pois quem permanece nela irá permanecer em Jesus e quem permanece em Jesus irá produzir frutos!

Como as pessoas irão permanecer em Jesus sem a sã doutrina? Impossível!

Persevere na leitura e no estudo da Palavra, na oração, na comunhão – e assim você permanecerá em Jesus! Você não irá conseguir permanecer em Jesus através da TV, filmes, novela, revista, muito tempo com pessoas não cristãs.

Permaneça na sã doutrina para que o seu coração seja enraizado em solo fértil. Cultive um relacionamento com o Espírito Santo e assim você irá produzir frutos que o Senhor deseja.

Quais frutos o Senhor deseja:

1- ARREPENDIMENTO – uma vida de constante mudança, onde a mente é mudada diariamente – há um aumento de desprezo, ódio e repugnância para com o pecado: Lc. 3:7-8 – João dizia às multidões que saíam para serem batizadas por ele: "Raça de víboras! Quem lhes deu a idéia de fugir da ira que se aproxima? Dêem frutos que mostrem o arrependimento.

Arrependimento é a primeira característica de uma pessoa verdadeiramente regenerada.

2 – FRUTO DO ESPÍRITOGl 5:22-23 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.

Você tem produzido esses frutos? Quando as pessoas olham para a sua vida elas vêem esses frutos com saúde? As pessoas podem colher em você alegria, paz, amabilidade, domínio próprio?

3 – BOAS OBRAS PARA A GLÓRIA DE DEUSCl 1:9-12 9 Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.10 E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e11 sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria,12 dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz.

4 – FRUTO DE LOUVORES GENUÍNOSHb 13:15 Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome.

5 – FRUTO DE JUSTIÇA – isso vem muitas vezes através da disciplina de Deus – Hb 12:11 – Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados.

Fp 1:9-11 Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

Que nós não apenas tenhamos aparência, mas que possamos verdadeiramente dar frutos. Só uma bela aparência (como Israel) e profissão trazem condenação. Precisamos permanecer em Jesus para produzirmos frutos verdadeiros e não sermos condenados!

O Senhor tem nos abençoado com solo fértil, água boa e clima bom – por isso é necessário que haja frutos!

Que a história da figueira seja uma séria e temerosa lição da bondade e severidade de Jesus – Rm 11:22 Portanto, considere a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça na bondade dele. De outra forma, você também será cortado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário