segunda-feira, 9 de maio de 2011

O Ganho Da Perda! – Marcos 10:28-31

Serie de Sermões em Marcos
Titulo: O Ganho Da Perda! – Marcos 10:28-31
Pregado na manhã de Domingo, do dia 09 de Maio de 2011,
na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros
Marcos 10:28-31 28 Então Pedro começou a dizer-lhe: "Nós deixamos tudo para seguir-te".29 Respondeu Jesus: "Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, 30 deixará de receber cem vezes mais já no tempo presente casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna.31 Contudo, muitos primeiros serão últimos, e os últimos serão primeiros".
Introdução e Contextualização:
Como nós temos visto nessa série de estudos no Evangelho de Marcos, o preço para seguir a Jesus é extremamente alto.
As palavras proferidas pelos lábios de Jesus fazem com que muitos se frustrem. Muitas pessoas queriam que estas palavras não tivessem sido recordadas pelos autores da Bíblia!
Vejam algumas destas duras palavras de Jesus sobre o alto preço que deve ser pago para segui-Lo:
· “Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará. Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mc 8:34-36).
· “Quando andavam pelo caminho, um homem lhe disse: "Eu te seguirei por onde quer que fores".Jesus respondeu: "As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça".A outro disse: "Siga-me". Mas o homem respondeu: "Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai".Jesus lhe disse: "Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o Reino de Deus".Ainda outro disse: "Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e me despedir da minha família".Jesus respondeu: "Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus".” (Lc 9:57-62)
· “Vocês pensam que vim trazer paz à terra? Não, eu lhes digo. Pelo contrário, vim trazer divisão! De agora em diante haverá cinco numa família divididos uns contra os outros: três contra dois e dois contra três. Estarão divididos pai contra filho e filho contra pai, mãe contra filha e filha contra mãe, sogra contra nora e nora contra sogra".” (Lc 12:51-53)
· “"Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.” (Mt 10:37-39)
· “Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto. Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna.” (Jo 12:24-25)
Com um preço tão alto, que nós precisamos: negar nossas vontades, sofrer (física e emocionalmente), ser desprezados, perder o laço familiar, ter ‘guerras’ familiares, abdicar de bens e conforto material, a questão que surge é: ser discípulo de Jesus é algo miserável que só traz sofrimento e não tem conforto algum nesta vida? Existe algo de bom nesta vida como recompensa por todas estas perdas e sofrimentos?
Geralmente há 2 respostas para esta pergunta, e as duas respostas são extremas e não bíblicas:
1 – Ascetismo = os cristãos devem viver sem satisfação e prazer algum – o cristão precisa sofrer e sofrer para purificar a alma.
2 – TEOLOGIA DA PROSPERIDADE = os cristãos devem ser prósperos. É obrigação de Deus abençoar ‘seus filhos’. Sofrimento é marca de infidelidade...
Essa passagem em Marcos 10 é de extrema importância para trazer saúde à Igreja através de um entendimento bíblico do que Jesus promete, nessa vida e na era vindoura, para aqueles que deixaram tudo, negaram as vontades e tomaram a cruz para ser Seu discípulo!
Divisão do Estudo:
I – O GRANDE CONTRASTE (v.28)
ii – aS peRDAS (v.29)
III – OS GANHOS (v.30)
IV – o GRANDE CONTRASTE (v.31)
I – O GRANDE CONTRASTE (v.28)
28 Então Pedro começou a dizer-lhe: "Nós deixamos tudo para seguir-te".
Pedro, que já fazia tempo que não falava pelo grupo, decide se manifestar!
No grego há a palavra ἰδοὺ - ‘Veja’ ou ‘Contemple’ – Ele quer chamar a atenção de Jesus:
“Contemple isso Jesus!”
“NÓS DEIXAMOS TUDO PARA SEGUIR-TE [o verbo está na voz perfeita ativa – estamos seguindo]”
Pedro ficou muito perplexo com o ocorrido. Aquele jovem que era o símbolo perfeito de um discípulo, não quis largar sua vida para trás para seguir a Jesus. Então ele se compara a esse homem.
Veja o paralelo:
V.21 - Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me".
V.28 - Nós deixamos tudo para seguir-te.
* Pedro quer saber qual a recompensa por esse sacrifício, o qual a grande maioria não está disposta a fazer.
Mateus deixa ainda mais claro isso: “Nós deixamos tudo para seguir-te! Que será de nós?”(Mt19:27)
E eles tinham realmente abandonado tudo para seguir a Jesus!
Mc. 1:16-20;2:14 - 16Andando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu Simão e seu irmão André lançando redes ao mar, pois eram pescadores.17 E disse Jesus: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens".18 No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram.19 Indo um pouco mais adiante, viu num barco Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, preparando as suas redes.20 Logo os chamou, e eles o seguiram, deixando Zebedeu, seu pai, com os empregados no barco.2:14 Passando por ali, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: "Siga-me". Levi levantou-se e o seguiu.
Alguns deixaram as REDES = profissão de pescador; renunciaram todo o conforto de uma renda estável.
Outros deixaram PAIS = mostrando que o compromisso com Jesus está acima de laços familiares; deixaram a herança e o comércio do pai de lado para seguir a Jesus. O pai era o homem mais respeitado na cultura patriarcal da época. É mais ou menos como deixar a mãe e as opiniões dela de lado para seguir a Jesus e as vontades dEle na nossa cultura. Família é sempre um bom motivo como desculpa para não ser radical por Jesus: “É... mas minha família vai se ofender...”.
Levi abandonou um trabalho que provia muito dinheiro.
Mas esses requerimentos não são só para alguns! Jesus foi bem claro que “QUEM QUISER SEGUI-LO” – todos que são discípulos verdadeiros precisam seguir esse caminho de perdas e abandonos!
** Havia um no meio desses 12 que não tinha deixado tudo para seguir a Jesus! Havia um homem que nunca havia abandonado o mundo. Esse homem seguia pensando apenas nas recompensas financeiras que poderiam vir. Ele esperava que Jesus fosse abençoá-los materialmente, com muita riqueza. Esse homem era Judas!
Seguir a Jesus é abandonar todas as vontades e confortos para mostrar que Jesus é realmente maior e melhor que as coisas terrenas.
Esse é um grande contraste da história. Enquanto um não quis deixar tudo para seguir a Jesus, outros o fizeram!
Há alguma recompensa para a dor e o sofrimento de abandonar tudo?
II – as PERDAS (v.29)
29 Respondeu Jesus: "Digo-lhes a verdade [ἀμὴν λέγω ὑμῖν]: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho,
“NINGUÉM QUE TENHA DEIXADO φίημι = LIBERAR; ABRIR MÃO DE; DEIXAR IR EMBORA”
CASA – o conforto, a segurança do lar, o lugar de orgulho: “Olha essa casa que eu comprei e construí!”.
IRMÃOS, IRMÃS, PAI, MÃE, FILHOS – o conforto familiar. A família é geralmente o escudo de proteção, ajuda.
CAMPOS – o lugar de onde vem a comida e o trabalho. A fonte de renda segura.
Tudo isto é bom e benção de Deus, mas vêm abaixo do discipulado verdadeiro. Tudo isto é benção, mas está tudo debaixo da maior de todas as bênçãos: perder sua vida e todas estas coisas por causa de Cristo.
As perdas são grandes e drásticas! Abrir mão de amigos, trabalhos, familiares, conforto e segurança não é fácil, mas todo aquele que se chama ‘cristão’ deve estar disposto a sofrer tais perdas!
“Não é um louvor à pobreza por si própria, mas à renúncia de laços familiares da segurança de bens materiais por causa de Cristo e do Evangelho, perda e privação como resultado do discipulado.” (France, The New International Greek Testament Commentary – Mark, Eerdmans, 407).
O MOTIVO DA PERDA:
Muita gente deixa família, amigos, pai, mãe, o conforto da casa – mas não por causa de Jesus e do Evangelho. Muita gente faz essas coisas, mas por causa de um trabalho, um melhor salário, uma melhor oportunidade de vida – tudo, menos por causa do Evangelho.
Não é com essas pessoas que Jesus está falando!
O motivo por trás de todo esse abandono DEVE ser a vontade de servir a Jesus: a Ele somente e ao Evangelho!
** “POR CAUSA DE MIM E DO EVANGELHO”.
O compromisso deve ser:
A - PESSOAL = por causa da pessoa de Jesus.
B - COM A VERDADE = por causa das verdades encontradas nas Palavras de Jesus.
Muita gente alega ser ‘cristã’, mas morre de vergonha e de medo das Palavras de Cristo. O compromisso de discipulado é com as duras verdades da Bíblia também! Você deve ter um compromisso radical com a sã doutrina!
Não existe essa de “Eu gosto de Jesus, eu sou cristão – mas acho que as Palavras dEle devem ser amenizadas!” – Não!
III – OS GANHoS (v.30)
30 deixará de receber cem vezes mais já no tempo presente casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna.
Jesus promete que TODOS aqueles que abriram mão das coisas que trazem conforto e segurança nessa vida para seguir a Jesus irão receber “100x mais”.
CEM VEZES MAIS” – isso quer dizer que a pessoa vai receber muito mais do que ela perdeu. A recompensa será farta!
E o mais interessante – JÁ NO TEMPO PRESENTE!
Estaria Jesus pregando o Evangelho da Prosperidade?
Não. Lembrem-se que Ele acabou de falar para o jovem rico vender tudo o que tinha para segui-Lo (v.21).
Jesus nunca pregou essa falsa teologia da prosperidade!
Jesus está falando que quando perdemos as coisas naturais, nós ganhamos as coisas espirituais, que têm muito mais valor!
Esse é o verdadeiro evangelho da restituição – mas muitos não gostam desta restituição! A RESTITUIÇÃO se dá em 4 esferas:
1 – NOVOS RELACIONAMENTOS = a pessoa que deixou para trás irmãos, pai, mãe e irmãs irá receber ‘cem vezes mais’ o número de irmãos, irmãs, pais e mães.
Estaria Jesus ensinando poligamia? Não, de maneira nenhuma (ver 10:1-12).
Jesus está falando da família espiritual – essa família terá um relacionamento muito mais profundo e eterno do que a natural (em muitos casos).
A Igreja é chamada de:
Gl 6:10 - Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.
Ef 2:19 – Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus
I Tm 3:15 – mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.
I Pe 4:17 - Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa/família de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?
IRMÃOS E IRMÃS:
Você ganha milhares de irmãos e irmãs! Por isso os cristãos chamam uns aos outros de ‘irmãos’.
Filemom 1:15-16 - Talvez ele (Onésimo) tenha sido separado de você por algum tempo, para que você o tivesse de volta para sempre, não mais como escravo, mas, acima de escravo, como irmão amado. Para mim ele é um irmão muito amado, e ainda mais para você, tanto como pessoa quanto como cristão.
Rm 16:1 - Recomendo-lhes nossa irmã Febe, serva da igreja em Cencréia.
I Tm 5:1-2 - Não repreenda asperamente ao homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos; as mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza. [por que agora eles são a sua família]
E Jesus é o nosso irmão perfeito!!!
Heb 2:10-11 - Ao levar muitos filhos à glória, convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem tudo existe, tornasse perfeito, mediante o sofrimento, o autor da salvação deles. Ora, tanto o que santifica quanto os que são santificados provêm de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos.
PAIS (apesar de Marcos não mencionar – alguns acham que é pela ênfase que Deus é o Pai).
Na família de Cristo agora temos muitos pais espirituais. Pais espirituais [homens maduros no Senhor, sábios] são de extrema importância na vida dos homens:
I Cor 4:5 - Embora possam ter dez mil tutores em Cristo, vocês não têm muitos pais, pois em Cristo Jesus eu mesmo os gerei por meio do evangelho.
I Tm 1:18 – Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução
II Tm 2:1 - Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus.
I Pe 5:13 - Aquela que está em Babilônia, também eleita, envia-lhes saudações, e também Marcos, meu filho.
Você passa a ter filhos espirituais.
** MÃES:
Os cristãos passam a ter várias mães espirituais:
Rm 16:13 – Saúdem Rufo, eleito no Senhor, e sua mãe, que tem sido mãe também para mim.
Tito 2:1-5 - 1 Você, porém, fale o que está de acordo com a sã doutrina.3 Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom.4 Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens [as mulheres precisam ser exemplares para serem exemplos na igreja – como uma mãe é o espelho da filha, assim nas igrejas as mulheres mais velhas devem ser os espelhos das mais novas] 1 -a amarem seus maridos e seus filhos,5 2 - a serem prudentes e 3 - puras, 4 - a estarem ocupadas em casa [cuidar da casa, hospitalidade], 5 - e a serem bondosas 6 - e sujeitas a seus próprios maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.
Jesus já havia ensinado isso – não é algo novo!
“Então chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficando do lado de fora, mandaram alguém chamá-lo. Havia muita gente assentada ao seu redor; e lhe disseram: "Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e te procuram". Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? ", perguntou ele. Então olhou para os que estavam assentados ao seu redor e disse: "Aqui estão minha mãe e meus irmãos! Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe".” (Mc 3:31-33)
Você tem uma gigantesca família por todo o mundo!
Eu tenho pais, mães, irmãos e irmãs nos EUA, Indonésia, China, Japão, Guatemala...


2 – NOVAS POSSES:
Novas casas e novas terras! O Senhor Jesus não está prometendo casas e terras no seu nome, para a sua prosperidade pessoal e conforto. Com uma nova família, há novas casas! As casas que Jesus promete são as casas desses novos irmãos (Mc 6:8-10) – hospitalidade!
Como família em Cristo nós temos várias casas para irmos, comermos, descansarmos...
Ex.: Tem gente quase todo dia em casa. Algumas pessoas têm a minha casa como segunda casa. Isso é maravilhoso!
É dever de todo cristão repartir os bens, abrir o lar: I Jo 3:17 - Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?
II Cor 7:14-15 - Da mesma forma como era verdade tudo o que lhes dissemos, o orgulho que temos de vocês diante de Tito também mostrou-se verdadeiro. E a afeição dele por vocês fica maior ainda, quando lembra que todos vocês foram obedientes, recebendo-o [δέχομαι-acolher, oferecer hospitalidade] com temor e tremor..
TERRAS = seriam os lugares que providenciavam comida e trabalho. Quantos cristãos abrem negócios e contratam vários irmãos em Cristo.
** Tudo isso é demonstração da misericórdia de Deus! A gente não merece nada!
Todos esses bens e confortos que Ele nos concede nesta vida – através de outras vidas - são frutos da graça e da compaixão que Ele tem por nós.
E mesmo se Ele não prometesse nada de conforto e recompensa nesta vida – ainda assim Ele é digno de todo sacrifício!!!!
3 – NOVOS SOFRIMENTOS:
Todos sofrem nesta vida como conseqüência do pecado, tanto o cristão como o incrédulo. Mas agora o sofrimento é novo, pois se dá por causa de Jesus e do Evangelho!
Essa é a promessa que as pessoas não aceitam! Mas faz parte do ‘prato principal’! Não tem como aceitar as outras promessa e rejeitar essa – ela está incluída!!!
Todo aquele que serve ao Senhor Jesus de forma genuína irá sofrer! O sofrimento na vida do cristão revela que ele está em Cristo Jesus:
At. 14:21-22 – [depois de Paulo ser apedrejado] Eles pregaram as boas novas naquela cidade e fizeram muitos discípulos. Então voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: "É necessário [dei – necessidade, necessidade divina] que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus".
É interessante a estrutura da sentença em Marcos 10:30: μετὰ διωγμῶν- antes Ele usou a preposição “kai” que significa ‘e’ (καὶ ἀδελφοὺς καὶ ἀδελφὰς καὶ μητέρας καὶ τέκνα καὶ ἀγροὺς), mas agora ele usa “meta” = com!
O cristão recebe todas essas bênçãos, COM PERSEGUIÇÕES!
Essa mudança gramatical trouxe um choque a todos os ouvintes e deixa claro que Jesus não está prometendo um Evangelho da Prosperidade!
Quando você abandona as coisas que são preciosas aos olhos do mundo para seguir a Jesus – a perseguição e o sofrimento são inevitáveis!
** Muitas vezes essas perseguições vêm da própria família natural! As pessoas ficam ofendidas e bravas por causa do seu compromisso com a verdade do Evangelho!
“Vocês pensam que vim trazer paz à terra? Não, eu lhes digo. Pelo contrário, vim trazer divisão! De agora em diante haverá cinco numa família divididos uns contra os outros: três contra dois e dois contra três. Estarão divididos pai contra filho e filho contra pai, mãe contra filha e filha contra mãe, sogra contra nora e nora contra sogra".” (Lc 12:51-53)
Você vai sofrer! Por isso tenha Jesus e o Evangelho como maior tesouro na sua vida, para que quando a perseguição chegar você se alegre e mantenha-se fiel!
Mat.10:22 – Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.
Lc. 6:22 – Bem-aventurados serão vocês, quando os odiarem, expulsarem e insultarem, e eliminarem o nome de vocês, como sendo mau, por causa do Filho do homem.
João 15:20 – Lembrem-se das palavras que eu lhes disse: nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês.
II Tim. 3:12 – De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.
At.14:22 - Eles pregaram as boas novas naquela cidade e fizeram muitos discípulos. Então voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: "É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus".
João 16:1-2 – Tenho-lhes dito tudo isso para que vocês não venham a tropeçar. Vocês serão expulsos das sinagogas; de fato, virá o tempo quando quem os matar pensará que está prestando culto a Deus.
Filipenses 1:29 - pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele,
Fp. 3:10 - Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte.
É durante os sofrimentos que a família de Cristo te conforta! As novas casas, mães, irmãos e irmãs são manifestados mais grandemente quando sofremos pela mesma causa.
4 – NOVA VIDA = VIDA ETERNA:
O melhor de tudo fica para o fim!
O maior tesouro e a maior benção que poderia ser dada ao homem: a vida de Deus em nós; a vida eterna!
A última promessa nos lembra de como tudo havia começado (10:17).
A vida eterna começa nessa era, mas só se completa na era vindoura.
O grande paradoxo do ‘Já mas Não Ainda’!
Já temos, mas não temos todo o proveito ainda!
Quem renuncia todas as coisas por causa de Jesus e do Evangelho, tem o que aquele homem tanto ansiava: Vida Eterna!
VIDA ETERNA: enfatiza a qualidade e a durabilidade – contrastando com a vida terrena!
Rm 8:17-18 - Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória. Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada – [que glória é essa? Vida eterna – sem sofrimentos e perseguições ao lado do Cordeiro eternamente].
As 4 grandes esferas de benção do Senhor: 1 – Novos Relacionamentos; 2 – Novas Posses; 3 – Novos Sofrimentos e 4 – Nova Vida!
Se você não tem experimentado isto, é porque você não tem participado verdadeiramente do discipulado cristão!!
É assustador, mas Jesus não promete bençãos àqueles que não deixaram nada!
O que você tem deixado? O que você está disposto a deixar para seguir a Jesus?

IV – O GRANDE CONTRASTE (v.31)
31 Contudo, muitos primeiros serão últimos, e os últimos serão primeiros".
Jesus conforta e alerta Pedro e os discípulos com essa última frase!
ALERTA: Jesus alerta os discípulos sobre o orgulho deles. Esse discurso começou com Pedro se exaltando diante do homem rico. Apesar do compromisso exemplar desses homens, eles precisam entender que a economia do Reino é diferente da do mundo!
Os discípulos interpretaram de forma errada o que Jesus disse. Eles entenderam que Pedro não era mais o líder, e essa má interpretação vai levar à discussão sobre novas posições (10:37).
CONFORTA: Jesus conforta aqueles que se tornaram últimos nesta era presente por causa dEle e do Evangelho – aqueles serão primeiros.
Aqueles que são desprezados, largaram as honras e bens para seguir a Jesus e como conseqüência se tornaram desprezados e ridicularizados – aqueles serão recompensados!
Enquanto que aqueles que são primeiros nessa era: as pessoas com prestígio, honra, status, segurança e conforto serão os últimos!
Como você se torna último: servindo, negando as suas vontades, abrindo mão das coisas que te confortam, lutando contra as vontades da carne, alegrando-te com os sofrimentos...
Você tem lutado para ser o quê neste mundo presente?
Eu prefiro e busco ser um dos últimos aqui!
CONCLUSÃO:
Vale a pena as perdas e os sofrimentos! A gente perde muito pouco quando colocamos as coisas sob uma perspectiva espiritual! Ganhamos muito mais quando perdemos o que mundo tanto prioriza!
Que Senhor gracioso e misericordioso nós temos!
Vale a pena ser o último aqui!

15 comentários:

  1. Estudo abençoado. Muito bem esclarecido. Deus abençoe poderosamente o veículo de seu Autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o estudo! Totalmente de acordo com as escrituras. Espero que a linha de pensamento de vcs continue assim, pois é isso que precisamos em nossas igrejas!

    ResponderExcluir
  3. Tbm gostei muito desse estudo realmente de acordo com a palavra de Deus.Deus abençoe vcs em nome de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Glórias a nosso Deus! Ensino muito esclarecedor e de fácil compreensão! Deus abençoe sua vida, sua família e seu ministério!

    ResponderExcluir
  5. Este estudo chegou na minha vida em um momento de muita angústia onde eu tava questionando a Deus do porque de tanto sofrimento e porque as coisas não foram como eu pensava ,mas o estudo de esta palavra me esclareceu muito eu presiso renunciar a todo o que ainda me prende e não me deixar ser uma verdadeira serva eu presiso confiar mas em Deus e despojarme de todo meu entendimento e deixar que o Espírito Santo me guie por o caminho que ele já determino pra mim entendi que o sofrimento fas parte da vida cristã e que néh sempre as coisas vão ser como eu quero o como eu penso,Jesus teim que guiar meus passos e eu tenho que aceitar meu destino como serva dele ,Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
  6. Louvado seja o nome do Senhor Jesus! Estudo abençoado e de grande esclarecimento, que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Louvado SEJA DEUS. Obrigado pelo estudo. DEUS lhe abençoe grandemente.

    ResponderExcluir
  8. por favor, esclarecam se uma mulher pode deixar seu marido quando este se volta contra a igreja depois de ter sido salvo e ate servido...considerando que esse marido usa de violencia verbal desde antes de ser salvo e muito mais agora? Uma mulher nao pode deixar tal marido se ela so quer seguir Jesus? esse marido a conheceu servi do a Jesus e por ser seu marido tem que convuver com as afrontas desse marido contra a fe da esposa e esta tem q suportar a violencia vebal continua? Essa palavra de deixar tudo se aplicaria a esse caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã seu marido tem outras intenções, ele está te traindo e tá querendo que você peca o divórcio, porque ele é um covarde. Aconteceu comigo.

      Excluir
  9. Todo Glória seja dada ao Senhor Jesus

    ResponderExcluir
  10. Estudo muito esclarecedor!! Deus abençoe todos os envolvidos nesse trabalho!! Que vcs possam continuar levando a Palavra genuína às pessoas!!

    ResponderExcluir