segunda-feira, 4 de abril de 2011

Jesus e o Jovem Rico: Tema Uma Perspectiva Cristã Sobre Riqueza - Parte I Um Trágico Encontro com Jesus - Marcos 10:17-27

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Jesus e o Jovem Rico: Tema Uma Perspectiva Cristã Sobre Riqueza - Parte I Um Trágico Encontro com Jesus - Marcos 10:17-27

Pregado na manhã de Domingo, do dia 04 de Abril de 2011,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 10:17-27 17Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção, pôs-se de joelhos diante dele e lhe perguntou: "Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna? "18 Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus.19 Você conhece os mandamentos: ‘não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe’".20E ele declarou: "Mestre, a tudo isso tenho obedecido desde a minha adolescência".21Jesus olhou para ele e o amou. "Falta-lhe uma coisa", disse ele. "Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me".22 Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.

Introdução e Contextualização:

*** ESSA PALAVRA é PARA TODOS NOS!!! NÃO TENTE SE ESQUIVAR DIZENDO QUE VOCê NÃO é RICO!!

A igreja no Brasil, e em vários lugares do mundo, tem passado por uma séria crise em 2 assuntos de EXTREMA importância: SALVAÇÃO e PROSPERIDADEA MATERIAL. Por isso o texto de Marcos 10:17-31 tem muito a falar conosco hoje!

A riqueza dessa passagem é imensa, por isso nós estudaremos esse texto com muita cautela, carinho e abertos para sermos transformados pela Palavra de Deus.

Mais uma vez nós veremos que os valores do Reino de Deus são tão contrários aos da nossa sociedade que se a pessoa não tiver Jesus como o maior bem e tesouro da vida dela, ela irá se frustrar com o alto padrão de Cristo Jesus.

Todos nós devemos encarar a desconfortável pergunta se o chamado para renunciar tudo foi apenas para esse homem ou se deve ser universalizado. A grande maioria dos cristãos gosta de procurar os exemplos dos ricos na Bíblia como desculpa para não renunciar tudo.

Se nós lermos com cuidado as palavras de Jesus (principalmente 22-25) veremos que elas são sim universais – tendo aplicação prática para hoje! “Riqueza de forma geral, não só a desse jovem, é uma barreira insuperável no Reino de Deus (a imagem se torna mais viva no v.25 onde Jesus fala da ‘impossibilidade’, não só da dificuldade, da salvação do rico). A pergunta dos discípulos no v.26 é correta, na perspectiva humana. É só no v.27 que um raio de luz vem para aliviar a escuridão da situação, mas continua enigmático, deixando a resolução do problema para a inescrutabilidade do propósito divino ao invés de oferecer uma solução humanamente compreensível. E os vs.28-31 não facilitam as coisas, enquanto fala de compensação para aqueles que deixaram tudo, mas não diz absolutamente nada para confortar os que não deixaram tudo.” (France, R.T. The New International Greek Commentary of the N.T. – Mark [Eerdamns] 400)

Você deixou e tem deixado tudo para seguir a Jesus? Para aqueles que deixaram e deixam tudo Jesus promete recompensa. Mas para aqueles que não deixaram e não deixam tudo a triste realidade é que não há promessa alguma de compensação, apenas o terrível exemplo desse jovem rico.

Além do confronto pessoal que nós vemos nessa passagem ela também tem muito a falar sobre evangelismo. Jesus dá uma verdadeira aula sobre como evangelizar verdadeiramente!

“O assunto sobre status [que já foi visto em histórias anteriores, especialmente na anterior] é levado mais adiante, nessa história vemos um homem que por causa de sua riqueza esperava estar no topo da lista, e com certeza teria sido visto como um recruta muito desejado para estar no Reino de Deus. Enquanto os vs.17-22 focam no homem, nos vs.23-27 nós vemos a perplexidade dos discípulos para com a resposta sem diplomacia alguma da parte de Jesus a uma pergunta, aparentemente, sincera, e Jesus usa esse incidente para desorientá-los ainda mais ao restringir o critério não só de importância no Reino de Deus, mas o de pertencer a ele!” (France, R.T. The New International Greek Commentary of the N.T. – Mark [Eerdamns] 398).

Divisão do Estudo:

I – A pergunta do homem rico (v.17)

ii – a resposta de jesus (v.18)

III – a blasfêmia do rico (vs.19-20)

IV – o duro amor de jesus (v.21)

v – a idolatria do rico (v.22)

I – pergunta do homem rico (v.17)

17Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção, pôs-se de joelhos diante dele e lhe perguntou: "Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna? "

V.17 – “E, pondo-se a caminho” (ACF) – A palavra caminho (δός) nos lembra de que Jesus está a caminho de Jerusalém e que para segui-Lo é necessário seguir esse caminho de dor e renúncia (v.21)!

CONHECENDO O PERSONAGEM PRINCIPAL DA HISTÓRIA:

“um homem correu em sua direção, pôs-se de joelhos diante dele e lhe perguntou: "Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna?”

Marcos não fala muito sobre a posição social desse homem ainda – a gente fica sabendo através do v.22 que ele era rico.

Lucas 18:18 e Mateus 19:22 nos contam alguns detalhes importantes sobre esse homem:

· Lucas nos diz que ele era um governante (ρχων) – muito provavelmente um governante de uma sinagoga.

· Mateus diz que ele era jovem (νεανίσκος) – essa palavra cobre da juventude (18-20) até os 40 anos.

* Os governantes de sinagogas eram os anciãos – homens mais velhos – mas se o homem fosse casado, com mais de 30 anos e integro na Lei ele tinha a condição.

--- Esse homem é jovem (pouco mais de 30 anos), rico, cheio de propriedades, cheio de respeito religioso, admirado pelas pessoas, conseguiu toda sua riqueza, talvez, de forma correta – era respeitado pela ética e cumprimento da Lei, mas lá dentro do seu intimo ele sabia que faltava algo.

Toda essa aparência exterior não confortava o seu coração de que faltava ainda relacionamento verdadeiro com Jesus!

COMO ELE SE APROXIMA DE JESUS:

CORRENDO’ – isso não era comum da cultura judaica. Homens ricos e com status não corriam em direção a outra pessoa. Esse homem vem correndo em direção de Jesus. Demonstrando toda a ansiedade de se encontrar com Jesus.

PÔS-SE DE JOELHOS’ – Ele se prostra com toda reverência e humildade diante de Jesus. Isso é uma atitude de completa submissão.

ENQUANTO JESUS ESTAVA NA ESTRADA’ – Diferente de Nicodemus que também era um líder religioso e veio no meio da noite, esse jovem vem durante o dia – todos viram as suas humilhantes ações.

** Jesus é um rabino da Galiléia, sem altas credencias, perseguido pelos outros grupos religiosos – e esse homem vem com toda humildade, respeito e desespero diante de Jesus.

E DISSE: ‘BOM MESTRE’ – Esse homem vê que Jesus é um ‘BOM MESTRE’ (διδάσκαλε ἀγαθέ) - Ele chama Jesus de bom – a palavra grega agathos fala de uma bondade interna, uma virtude interior – diferente da palavra kathalos.

Exteriormente esse homem é o melhor candidato ao discipulado.

*** Se ele estivesse nas igrejas hoje ele seria pastor sem sombra de dúvida – rico, cheio de status, homem ‘integro’, moralmente reto, reverente na adoração...

Esse é o genro que as mães querem. Mas ele não tem a vida eterna!

Nas igrejas de hoje ele seria diácono ou pastor em questão de meses – mas a Bíblia mostra que uma das qualificações do presbítero que Paulo ordena é, “não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro.” (I Tim 3:3). Será que as igrejas testam os candidatos nessa área?

Como é fácil ver se uma pessoa é apegada ao dinheiro!!!!

** Aparência não é tudo!

A pergunta dele revela algumas coisas muito importantes:

BOM MESTRE, QUE FAREI PARA HERDAR A VIDA ETERNA?” ou como Mateus coloca, “BOM MESTRE, QUE BOA COISA/BEM FAREI PARA CONSEGUIR A VIDA ETERNA?”

1 – Um mau entendimento da palavra BOM - assim como muitos hoje não entendem o que é BONDADE. Ele tem um entendimento superficial do que é BOM.

Ele se achava bom o suficiente para fazer algo bom para conseguir a vida eterna.

Ele não conhecia Salmo 14:2-3 - O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus. Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer.

2 – Ele sabia que faltava algo em sua vida. Ele sabia que sua vida era vazia e que não tinha um relacionamento sincero com Deus, apesar de todo status!

3 – Ele acredita que salvação virá com mais alguma coisa boa que ele pode fazer.

Veja que ele vem: a – para a pessoa certa (ele quer vida eterna – ele vem para Jesus [I Jo 5:20 - E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.]; b – da forma certa [com reverência];

Mas ele acha que a vida eterna era algo que ele tinha a habilidade de fazer, seria apenas mais uma coisa que ele poderia fazer.

Ele achava que tinha poder e habilidade com seu próprio esforço para fazer algo para ter a vida eterna.

Jo 6:44 - Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.

οὐδεὶς (ninguém) δύναται (capacidade, poder, habilidade) ἐλθεῖν πρός με ἐὰν (ao menos) μὴ πατὴρ πέμψας με ἑλκύσῃ (arrastar – At 16:19; 21:30) αὐτὸν

* É uma palavra que parece sem valor diante de todas as ações desse jovem que Jesus vai usar para desmascarar a superficialidade do coração dele – ‘bom’.

II – a resposta de jesus (v.18)

18 Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus.

** Se alguém lhe perguntar, ‘o que eu faço para ter a vida eterna?’, qual seria a sua resposta?

Eu já participei de vários cursos sobre evangelismo - na faculdade estudei por um semestre todo um curso sobre evangelismo pessoal – mas ninguém nunca usou essa ilustração como exemplo de evangelizar de forma bíblica.

Veja e aprenda o que é forçar discipulado verdadeiro. Jesus não diz para esse homem repetir uma oração, aceitar o apelo, levantar a mão – pelo padrão de muitas igrejas alguns pastores já iriam lhe assegurar a vida eterna, ‘nossa, que reverência, que disposição – veio correndo para Jesus – que humildade e obediência à Lei de Deus – querido, você tem mais a vida eterna do que eu!’

Primeiro, Jesus corrige o conceito errado desse homem sobre bondade.

* Esse homem se acha bom, ele acha que Jesus é bom e que ele precisa fazer algo bom para herdar a vida eterna.

Jesus mostra que só há Um que é totalmente bom e perfeito – Deus!

Na cultura judaica uma das maneiras de bem dizer a Deus era O chamando de ‘O Bom Verdadeiro’ - (Sl. 25:8 - Bom e reto é o SENHOR; por isso ensinará o caminho aos pecadores; I Cr 16:34 - Rendam graças ao Senhor, pois ele é bom; o seu amor dura para sempre).

De forma restrita apenas Deus é bom. E enquanto você não entender isso você sempre estará na estrada da perdição.

Eu não sou bom, minha esposa não é boa, minhas filhas não são boas, você não é bom – Rom 3:10-18.

*** E Deus manifestou sua boa vontade através da Lei – a Lei era chamada de ‘Bom’ entre os judeus.

Alguns rabinos diziam que, “Bom é nada além da Lei”. Miq 6:8 - Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige [na lei]: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.

Jesus está corrigindo esse homem, “Você se acha bom, acha que tem que fazer algo bom e me chama de bom, mas na verdade só existe Um que é Bom e é Deus. E Deus manifestou sua boa vontade no que é muito Bom – a Lei!”.

A Lei é boa! Rom 7:12 - De fato a lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom.

Por que a Lei é boa?

Na Lei vemos a bondade de Deus.

Deus usa a Lei para abençoar as pessoas.

Sl 19:7 - A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes.

Dê certa forma ela traz vida – ela dá prudência e conhecimento: Prov 6:23 - Pois o mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as advertências da disciplina são o caminho que conduz à vida.

O Antigo Testamento todo é de extrema importância para nós cristãos (II Tim 3:15-17) – quando interpretado através de Jesus!

Como que a Lei é Boa?

I Tim 1:8 - Sabemos que a lei é boa, se alguém a usa de maneira adequada.

O PAPEL DA LEI - revelar nosso pecadoRom 7:7 - Que diremos então? A lei é pecado? De maneira nenhuma! De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a lei não dissesse: "Não cobiçarás".

Rom 3:19-20 - Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus. Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.

A Lei deve nos matar!

Rom 7:9-10 - Antes, eu vivia sem a lei, mas quando o mandamento veio, o pecado reviveu, e eu morri. Descobri que o próprio mandamento, destinado a produzir vida, na verdade produziu morte.11 Pois o pecado, aproveitando a oportunidade dada pelo mandamento, enganou-me e por meio do mandamento me matou.12 De fato a lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom.13 E então, o que é bom se tornou em morte para mim? De maneira nenhuma! Mas, para que o pecado se mostrasse como pecado, ele produziu morte em mim por meio do que era bom, de modo que por meio do mandamento ele se mostrasse extremamente pecaminoso.14 Sabemos que a lei é espiritual; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado.

A Lei é boa, pois nos mostra quão pecadores nós somos! Ela tem o papel de nos levar para Cristo.

Gal 3:23-24 - Antes que viesse esta fé, estávamos sob a custódia da lei, nela encerrados, até que a fé que haveria de vir fosse revelada. Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé..

** Entender esse conceito é chave para desvendar essas enigmáticas palavras de Jesus.

Jesus vai levar esse homem para o que realmente é BOM – a Lei, pois é na Lei que o homem vê quão pecador e quão carente de um Salvador ele é.

III – a blasfêmia/religiosidade do rico (vs.19-20)

19 Você conhece os mandamentos: ‘não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe’".20E ele declarou: "Mestre, a tudo isso tenho obedecido desde a minha adolescência".

V.19 - Veja como Jesus depois de falar que só Deus é bom – implicando que a boa vontade dEle está revelada na Lei, que é Boa, vai diretamente para os 10 Mandamentos. Os 10 Mandamentos é o coração da Lei, escrito pelos dedos de Deus.

Jesus quer mostrar como a Lei é boa e pode levar esse homem de uma forma genuína para Jesus – como salvador e não só um ‘bom mestre’.

A LEI E O CONCEITO DE RIQUEZA MATERIAL E VIDA ETERNA:

Outros dois aspectos muito importantes que fazem com que Jesus ressalte a Lei eram os conceitos dos judeus que se a pessoa obedecesse a Lei ela seria ricamente abençoada por Deus e teria vida eterna (Carson and Beale, Commentary of the NT Use of the OT [Baker] 200). Jesus vai reverter esse conceito! A Lei não serve para dar vida eterna e nem riqueza material – ela serve para nos levar a Cristo!

Jesus cita a 2° parte do Decálogo – Êxodo 20:12-17. Essa segunda parte dos 10 mandamentos trata do relacionamento do homem com outras pessoas.

De uma forma superficial essas leis podem ser visivelmente observadas pelas outras pessoas. Mas da forma que elas deveriam ser verdadeiramente aplicadas (Mateus 5-7), era impossível!

Jesus vai para a Lei --- Jesus quer mostrar que esse homem é incapaz de manter a Lei e que necessita de um Salvador.

Você precisa mostrar para a pessoa que ela é má e que ela não é boa – e é isso o que a Lei mostra, ela revela a total incapacidade do homem de se auto declarar justo diante de Deus através do cumprimento da Lei.

Alguém vem perguntar o que ele precisa fazer para ter a vida eterna e veja o que Jesus faz; Ele dá a Lei!

V.20A BLASFÊMIA:

E ele declarou: "Mestre, a tudo isso tenho obedecido desde a minha adolescência (bar mitzvah [filho da aliança]– 12-13 anos de idade, responsável por manter a Lei)".

** Veja que ele já não usa mais o adjetivo BOM – ele não quer mais se aprofundar nessa conversa.

Esse homem achava, com toda sinceridade, que ele conseguiu manter todos esses mandamentos. Mas o grande problema é que no exato momento que ele afirma ter obedecido todos os mandamentos ele estava quebrando o nono mandamento de não mentir!

Com certeza ele não havia escutado o Sermão do Monte, onde Jesus reinterpreta a Lei.

Veja que esse homem usou a Lei para mostrar a sua própria bondade. Ele usou a Lei como espelho para refletir quão bom ele era. Enquanto a função da Lei é mostrar quão incapaz o homem é de ser justo, quão pecador é o homem.

A Lei serve para nos matar espiritualmente: Rom 7:10,13 - Descobri que o próprio mandamento, destinado a produzir vida, na verdade produziu morte.13 E então, o que é bom se tornou em morte para mim? De maneira nenhuma! Mas, para que o pecado se mostrasse como pecado, ele produziu morte em mim por meio do que era bom, de modo que por meio do mandamento ele se mostrasse extremamente pecaminoso.

A Lei é boa, pois mostra que precisamos de uma justiça estrangeira para nos justificar! Ela mostra que somos incapazes e maus! Mas esse homem, como muitos em nossos dias, usou a Lei para mostrar quão bom ele era.

Contraste entre Paulo (após a conversão) e esse homem:

Esse homem usou a Lei para mostrar quão bom ele era - por isso ele se achega e diz, “O que farei para herdar a vida eterna?”.

Quando Paulo entendeu que a Lei nos mostra quão pecadores nós somos diz, “Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?”.

Paulo entendeu que ele não podia fazer nada, pois a Lei revelara o quanto ele precisava de um salvador!

IV – O DURO AMOR DE JESUS (v.21)

21Jesus olhou para ele e o amou. "Falta-lhe uma coisa", disse ele. "Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me".

Jesus olha para esse homem e tem pena dele, pois ele achava com toda sinceridade que ele era capaz de se auto-justificar diante de Deus! Jesus vê a dureza do coração dele e dá o teste final.

Não é porque Jesus amou esse homem que ele permitiu que ele continuasse na superficialidade.

O amor e a bondade de Deus são bem diferentes do nosso modo de ver essas coisas.

Jesus o ama a ponto de tocar na ferida dele e desafiá-lo a abandonar a idolatria. Jesus não é esse cara que fica aceitando todo mundo do jeito que é e dependendo como for a pessoa muda, não! Jesus requer mudança radical.

Foi isso o que Jesus sempre pregou: Arrependimento e fé!

Vejam que Jesus não aceita superficialidade. Ele confronta a superficialidade desse homem.

Hoje as igrejas querem todos e de todas as formas – como se Deus não se importasse.

Jesus nos mostra algo muito profundo sobre discipulado: Não é para todos e não basta apenas querer.

* Jesus não está apenas ordenando uma renúncia de todos os bens materiais, mas Jesus quer desse homem uma mudança total no estilo de vida. Vender todas as coisas e dar para os pobres não salva ninguém – o que é necessário é uma completa dependência de Deus e ter Deus como o único deus de sua vida.

FALTA-LHE UMA COISA” – Não é que ele já fez 99% e agora está faltando apenas esse 1% para chegar aos 100 e ter a salvação. Jesus está dizendo que falta uma coisa só e é essa coisa que é essencial para ter a vida eterna.

E o que Jesus diz? Isso seria o que os ‘Jesuses’ de hoje diriam:

* Procure uma igreja e com o tempo tudo vai se acertando.

* Vem andar comigo e com o tempo eu tenho certeza que você vai ser mudado.

* Procure um grupo de ajuda.

Não! Jesus vai até o altar desse homem e pede que os deuses sejam lançados fora de forma radical!

VÁ, VENDA TUDO O QUE VOCÊ POSSUI E DÊ O DINHEIRO AOS POBRES” – Vá e venda todos seus bens – se desfaça dos seus deuses. Pegue o dinheiro e dê para os pobres.

Hoje em dia as pessoas acham que Jesus jamais iria ordenar algo assim! Mas essas pessoas se esquecem que essa sempre foi a maneira como Jesus chamou as pessoas para O seguirem.

Lc 14:26 – "Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.27 E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo. 28 "Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?29 Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele,30 dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’.31 "Ou, qual é o rei que, pretendendo sair à guerra contra outro rei, primeiro não se assenta e pensa se com dez mil homens é capaz de enfrentar aquele que vem contra ele com vinte mil?32 Se não for capaz, enviará uma delegação, enquanto o outro ainda está longe, e pedirá um acordo de paz.33 Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.

Mt 8:21-22 - Outro discípulo lhe disse: "Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai". Mas Jesus lhe disse: "Siga-me, e deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos".

At 4:34-37 - Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um. José, um levita de Chipre a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significa encorajador, vendeu um campo que possuía, trouxe o dinheiro e o colocou aos pés dos apóstolos. [eles faziam isso para mostrar que eles tinham um outro Senhor, não mais os bens materiais. Eles não fizeram isso por que achavam que o mundo estava acabando, mas por que eles sabiam que não tinham outro bem além de Jesus]

E VOCÊ TERÁ UM TESOURO NO CÉU” – Transformação na perspectiva. Qual é a sua perspectiva? Como você vê as coisas?

É essa perspectiva eterna que faz de homens heróis da fé!

Heb 11:13-16 - Todos estes ainda viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Os que assim falam mostram que estão buscando uma pátria. Se estivessem pensando naquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar. Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade.

Mt 6:19-21 – Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.

Você tem acumulado tesouro no Céu? Ou você só tem acumulado tesouro na terra?

* Investir no Reino de Deus é uma marca de conversão genuína. A pessoa nascida do Espírito sabe que o tesouro dela não está aqui!

DEPOIS, VENHA E SIGA-ME” – O seguir a Jesus só vem depois da total e completa renúncia das suas vontades e segurança.

As pessoas acham que podem seguir a Jesus com o mesmo estilo de vida que sempre teve: mentindo, traindo, vivendo em função dos bens, servindo ao dinheiro, fumando, bebendo...

Para seguir a Jesus é necessária completa morte das suas vontades – a sua vida DEVE ser marcada pela total dependência na vontade do seu Senhor.

Mc 8:34-35 - Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará.

Você tem que matar seus desejos, crucificar os seus sonhos, negar suas vontades [quais são as suas vontades? Você tem negado ou tem alimentado elas?] - e só depois disso você pode começar a seguir as vontades do seu Senhor.

JESUS NÃO É ALGO QUE É ADICIONADO A SUA VIDA. NÃO PENSE QUE VOCÊ PODE QUERER OU NÃO ADICIONAR JESUS AO SEU ALTAR DE DEUSES. PARA SEGUIR A JESUS É NECESSÁRIA A MORTIFICAÇÃO DE TODO O SEU SER – SEUS DESEJOS, SUAS VONTADES, SEUS SONHOS DEVEM SER TODOS DESTRUÍDOS, POIS SÓ ASSIM VOCÊ CONSEGUIRÁ SEGUIR AS VONTADES DO SEU SENHOR!

POR ISSO MUITAS PESSOAS FICAM OFENDIDAS COM AS ALTAS DEMANDAS DO EVANGELHO – SE OFENDEM E ABANDONAM O CRISTIANISMO, POIS A VONTADE DE DEUS CONFRONTA E CONTRADIZ AS VONTADES PRÓPRIAS!

Vocês buscam qual a é vontade do Senhor em todas as áreas das suas vidas? [diversão, amizade, trabalho, viagem, filmes, seriados, novelas, músicas, restaurantes...]

V – A idolatria do rico (v.22)

22Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.

O risco era muito alto e ele não aceitou!

A decepção foi tão grande que afetou o físico desse homem – ele ficou abatido!

Ele não conseguiu perder a vida para ganhar!

A resposta de Jesus frustrou esse homem – muitas vezes as palavras de Jesus faziam com que as pessoas O largassem.

Um famoso pregador disse, “Que as pessoas saiam da minha pregação: tristes, bravas ou salvas!”

** Veja que Jesus não corre atrás desse homem, não abaixa o padrão, não facilita as coisas, não conforta esse homem, não ora com ele - Jesus deixa esse homem continuar no caminho que leva para o inferno!

Hoje os evangelistas reprovariam a ação de Jesus!

* Aqui vemos que esse jovem também havia quebrado a 1° parte dos 10 Mandamentos – Relacionamento entre o homem e Deus. Ele tinha outros deuses! Ele não conseguia cumprir nem o primeiro e nem o segundo mandamento!

Esse homem é como tantas e tantas pessoas nas igrejas de hoje que estão buscando a Deus com a motivação errada!

· Por que você busca a Deus?

· Você busca a Deus para ter uma satisfação religiosa? Achar propósito? Por que seu marido/esposa está na igreja? Achar felicidade? Achar paz de espírito? Encontrar prosperidade?

PORQUE TINHA MUITAS RIQUEZAS

O motivo/ a razão do fracasso em conseguir a vida eterna: As riquezas, os bens materiais estavam no lugar de Deus!

Essa história é uma prática ilustração de um dos solos da parábola contada por Jesus em 4:19 - Outras ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a palavra; mas quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas, sufocam a palavra, tornando-a infrutífera.

*Quais são suas preocupações? O que você anseia?

Esse homem é o oposto de Mateus 13:44- "O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo. – O Evangelho é esse tesouro que você abriria mão de tudo por ele?

Você está disposto a abrir mão do seu emprego – que você tanto lutou para tê-lo?

Você está disposto a abrir mão dos seus bens? Do seu carro? Da sua casa?

Você está disposto a abrir mão da sua família? Da sua TV? Do seu futebol? Das suas viagens? Das suas roupas? Do seu conforto?

Você abriria mão de tudo isso com ALEGRIA?

A igreja está cheia de ‘jovens ricos’ como este homem: exteriormente exemplares, reverência e uma aparente humildade na adoração, acham que conhecem a Deus – mas no fundo estão perdidos e presos e sufocados pelas preocupações desta vida – o dinheiro!

Como você sabe se os bens materiais e o dinheiro estão no lugar de Deus e que você não é igual a esse homem? (segue alguns testes)

· O que toma conta dos seus pensamentos?

· Quais são os seus planos? Quais são suas vontades?

· Você acorda e dorme pensando no quê?

· Por que você trabalha?

· Quanto você tem gasto com você mesmo? [roupas, perfumes, comida, viagens, aparelhos eletrônicos, restaurantes, carro]

· Quanto você tem gastado com o Reino de Deus? [dízimo, ofertas, ajuda aos irmãos necessitados, investimento em missões]

· Você consegue vender seu carro hoje e doar o dinheiro? Você consegue vender sua 2° casa, seus perfumes, seus relógios, seus óculos, seus sapatos e doar o dinheiro para o Reino de Deus?

· Você consegue largar tudo [emprego, casa, família] e se mudar para um lugar mais pobre na dependência de Deus para ser missionário?

· Existe uma grande relação entre TEMOR e INFIDELIDADE para com Deus.

O medo/temor da morte e de sofrimento leva as pessoas a buscarem cada vez mais a segurança delas em status, riquezas e bens materiais – como se essas coisas fossem de alguma forma aliviar o destino final delas.

Heb 2:14-15 - Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo, e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.

Quem é senhor da sua vida?

Aqueles que são escravizados pelo medo da morte acabam sendo escravizados por um outro senhor: DINHEIRO/BENS MATERIAIS

E uma vez que você esta sob o senhor DINHEIRO você não consegue servir ao Senhor Jesus (Mt. 6:24).

Não siga o mesmo caminho que esse homem seguiu!

O temor da morte, o temor de sofrer [por Jesus] = busca por mais bens materiais, dificuldade em dar financeiramente para o Reino, dificuldade em ter tesouros no Céu – são sinais de uma falsa conversão ou de que a pessoa precisa se arrepender e voltar para Jesus.

· QUANTO VALE A ETERNIDADE AO LADO DO CORDEIRO?

Arrependimento genuíno tem ações práticas principalmente com relação ao dinheiro (Zaqueu, Levi...)

A Bíblia nos relata que esse homem se manteve na estrada do inferno ‘pois ele era rico’.

Como devemos nos comportar diante de tamanha advertência?

O mundo faz com que busquemos cada vez mais sermos ricos, ter o melhor carro, a melhor roupa, as melhores escolas, viajar para o exterior – qual deve ser a posição do cristão diante desse dilema?

CONCLUSÃO:

1 - Jesus não aceita superficialidade! Para segui-Lo é necessário mortificar suas vontades e desejos!

2 – A Lei serve para nos mostrar quão incapazes nós somos de nos auto-justificarmos diante de Deus.

3 – Por que você busca a Deus? [Pense sobre isso principalmente aqueles que estão na igreja por mais tempo]

4 – Você consegue perder a sua vida com alegria por Jesus? [reflita sobre isso de forma profunda – perder seu filho(a), emprego, carro, herança – para servir a Jesus de forma mais real]

5 – Qual o papel do dinheiro e bens materiais em sua vida hoje?

Um comentário: