terça-feira, 13 de março de 2012

Marcos 14:1-11 - Unção e Traição: A Soberania de Deus na Trama da Crucificação de Jesus Pt. 2

Série de Sermões em Marcos
Passagem: Marcos 14:1-11
Título: Unção e Traição: A Soberania de Deus na Trama da Crucificação de Jesus
Parte 2
Pregado na manhã de Domingo, do dia 11 de Março de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros

Versão em vídeo

Marcos 14:1-11  1 Faltavam apenas dois dias para a Páscoa e para a festa dos pães sem fermento. Os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei estavam procurando um meio de flagrar Jesus em algum erro e matá-lo. 2 Mas diziam: "Não durante a festa, para que não haja tumulto entre o povo". 3 Estando Jesus em Betânia, reclinado à mesa na casa de um homem conhecido como Simão, o leproso, aproximou-se dele certa mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela quebrou o frasco e derramou o perfume sobre a cabeça de Jesus. 4 Alguns dos presentes começaram a dizer uns aos outros, indignados: "Por que este desperdício de perfume? 5 Ele poderia ser vendido por trezentos denários, e o dinheiro dado aos pobres". E a repreendiam severamente. 6 "Deixem-na em paz", disse Jesus. "Por que a estão perturbando? Ela praticou uma boa ação para comigo. 7 Pois os pobres vocês sempre terão consigo, e poderão ajudá-los sempre que o desejarem. Mas a mim vocês nem sempre terão. 8 Ela fez o que pôde. Derramou o perfume em meu corpo antecipadamente, preparando-o para o sepultamento. 9 Eu lhes asseguro que onde quer que o evangelho for anunciado, em todo o mundo, também o que ela fez será contado em sua memória". 10 Então Judas Iscariotes, um dos Doze, dirigiu-se aos chefes dos sacerdotes a fim de lhes entregar Jesus. 11 A proposta muito os alegrou, e lhe prometeram dinheiro. Assim, ele procurava uma oportunidade para entregá-lo.

Introdução:
Muitos tentam ignorar o Jesus das Escrituras, pois quando estudamos de forma sincera a vida de Jesus, nós vemos que Ele não foi só um grande revolucionário, nem só um grande mestre de éticas e filosofia, nem mesmo somente um grande exemplo de homem, como muitas religiões gostam de definir Jesus Cristo. Muitas das palavras proferidas por Jesus eram extremamente duras e inaceitáveis aos homens [Jo 6:65,66- Ao ouvirem isso, muitos dos seus discípulos disseram: "Dura é essa palavra. Quem consegue ouvi-la?" 66Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo].
Isso se dava porque Jesus falava a verdade. As palavras de Jesus eram e são como a luz, elas brilham na escuridão. Mas a maioria rejeita a luz, por que a luz incomoda, ela mostra nossos pecados e as trevas dos nossos corações.
Só há dois tipos de reação quando a Luz do Evangelho (Jesus) brilha em nossas trevas: 1 - ódio total para com Ele [Jo 3:19-20 Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas]; ou 2 - total dependência da graça dEle [Jo 3:21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus].

Não existe ‘meio-termo’ com Jesus, não existe campo neutro e nem ‘eu gosto de Jesus’. As pessoas que ficam no ‘meio’ [não O adoram como Deus e Messias e não o rejeitam com ódio] é porque ainda não tiveram uma profunda exposição dos ensinos e da vida de Jesus.
Ninguém permanece neutro com Jesus.
Foi Jesus mesmo quem disse, “Aquele que não está comigo, está contra mim; e aquele que comigo não ajunta, espalha” (Mt 12:30).

Jesus é o nome que mais traz divisão na história da humanidade. Ele mesmo prometeu isso. [Mt 10:34-39  34"Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. 35Pois vim para fazer que ‘o homem fique contra seu pai, a filha contra sua mãe, a nora contra sua sogra; 36os inimigos do homem serão os da sua própria família’. 37"Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; 38e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. 39Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará]
E isso se dá não porque Ele não era e é amoroso – Jesus não traz divisão por ser rancoroso e sem compaixão, pelo contrário, mas por causa do Seu grande amor pelos homens Ele sempre falava a verdade, mas quando a verdade de Cristo nos confronta - só há duas reações: arrependimento e carência pelo Seu toque ou ódio e rejeição.

Steve Lawson disse que Jesus é o maior polarizador de todo o mundo. Polarizador é alguém que traz posições extremas. Polarizar é definido no dicionário como ‘estabelecer dois polos opostos’. E é assim com Jesus – as pessoas são atraídas a Ele em reverência e adoração ou elas são expelidas com ódio e rejeição para com Ele.

Quanto mais somos expostos a Jesus e Seus ensinos - mais somos atraídos a uma dependência total da graça e amor Dele ou mais sentimos ressentimento e desprezo para com Ele.

Como está o seu coração? A cada domingo, a cada vez que o Evangelho lhe é pregado – o seu coração tem sido atraído a Jesus em reverência e dependência ou em descaso e desprezo pelas coisas do Senhor?

Essa história em Marcos 14 nos mostra exatamente esses dois polos tão extremos que Jesus traz: enquanto alguns querem matá-Lo e querem Ele e Suas palavras bem longe deles – outros querem Jesus o mais pertinho possível e sacrificam tudo para adorá-Lo de forma extravagante.

CONTEXTO:
Os capítulos 11 e 12 nos mostram o ódio dos líderes religiosos de Israel para com Jesus. O capítulo 13 é o grande discurso precursor para os eventos que começam a se desvendar aqui. Para o que o capítulo 13 antecipou e prometeu, os capítulos 14-16 trazem desdobramento e cumprimento.
Todo o confronto entre Jesus e os líderes religiosos - que começou logo no início do Seu ministério (3:6) e se intensificou de forma incontrolada no templo - chega ao seu ápice nessas cenas finais de Marcos.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE SOBRE O CAPÍTULO 14:
* Marcos 14:1-11 é estruturado de uma forma temática e não cronológica - com o propósito de mostrar como Jesus sempre causa uma entre duas reações: amor ou ódio!
O evento narrado nos vs. 3-9 ocorreu no sábado, quando Jesus chegou à Betânia para celebrar a Páscoa (João 12). Mas Marcos o coloca mais tarde, pois ele quer mostrar o contraste entre a hostilidade e ódio dos líderes religiosos e de Judas e o carinho, amor e fidelidade de Simão e Maria. Portanto, Marcos 14:3-9 é o mesmo evento de João 12:1-8.

Divisão do Estudo:

i – a conspiração (vS.1-2)
II – a adoração (v.3)
iii – a oposição (vs.4-5)
iv – a repreensão (vs.6-7)
v - a exaltação (vs.8-9)
vi – a negociação (vs.10-11)

I – a conspiração (VS.1-2)
1 Faltavam apenas dois dias para a Páscoa e para a festa dos pães sem fermento. Os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei estavam procurando um meio de flagrar Jesus em algum erro e matá-lo. 2 Mas diziam: "Não durante a festa, para que não haja tumulto entre o povo".

A Páscoa era a maior de todas as festas celebradas pela nação de Israel [as outras duas eram: Tabernáculos e Pentecoste].  A Páscoa celebrava a libertação do povo judeu da escravidão no Egito. Era uma festa que celebrava a redenção! A Festa dos Pães Asmos era praticamente a mesma que a Páscoa. Enquanto a Páscoa era celebrada no dia 14 do mês Nisã (Abibe) e praticamente cobria os dias 14 e 15, a Festa dos Pães Asmos começava no dia 15 e era celebrada por 7 dias (Nm 28:15-16). As duas festas eram vistas como uma única grande festa de 8 dias.

Marcos está enfatizando que a Páscoa está bem próxima. Provavelmente esse é o dia 13 de Nisã [quarta-feira].

PERSONAGEM 1:
Aqui encontramos os primeiros personagens das últimas cenas.
OS CHEFES DOS SACERDOTES E OS MESTRES DA LEI” --- ver 11:18 --- Marcos está se referindo ao Sinédrio – a corte suprema de Israel. Mateus 26:3 Naquela ocasião os chefes dos sacerdotes e os líderes religioso do povo se reuniram no palácio do sumo sacerdote, cujo nome era Caifás, 4e juntos planejaram prender Jesus à traição e matá-lo

A - A CONSPIRAÇÃO DOS INIMIGOS:
estavam procurando um meio de flagrar Jesus em algum erro e matá-lo” - καὶ ἐζήτουν οἱ ἀρχιερεῖς καὶ οἱ γραμματεῖς πῶς αὐτὸν ἐν δόλῳ κρατήσαντες ἀποκτείνωσιν  
e os principais dos sacerdotes e os escribas buscavam como o prenderiam com dolo, e o matariam” (ACF). Eles estão obcecados na busca para pegar Jesus e eles irão usar o que for necessário! O ódio deles para com Jesus só tem aumentado. É essa obsessão em matar Jesus de qualquer forma que indica como Judas conseguiu a sua parte.

B - A CONSPIRAÇÃO DE DEUS:
v.2 – “Mas diziam: ‘Não durante a festa, para que não haja tumulto entre o povo’”
Milhares de pessoas iam até Jerusalém para celebrar a Páscoa. Jerusalém tinha uma população de aproximadamente 30 mil pessoas, mas durante a Páscoa chegava a mais de 500 mil.
A fama de Jesus havia se propagado por todo o território da Palestina. O medo desses homens é de que o povo se rebelasse e assim o plano não desse certo. Principalmente porque já havia tido outros tumultos históricos durante a Páscoa [ver Josefus – a mais famosa sendo uma que ocorreu em 4 a.C. quando 3 mil foram mortos]. O medo dos líderes de Israel é que se eles tentarem matar Jesus durante a Páscoa, a tentativa não dará certo.

Aqui encontramos o majestoso Diretor  de toda a trama: Deus Pai!
Os homens não queriam que Jesus fosse morto durante a Páscoa, mas Deus quis! Deus quis, pois desde a eternidade já se havia estabelecido que Jesus seria o cordeiro pascal. Ap 13:8 Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.

Enquanto os personagens são revelados e os seus papéis são importantíssimos no decorrer da história – Deus é o grande diretor que vai colocando tudo em ordem, preparando e movendo o coração de cada personagem.

Mas diziam: ‘Não durante a festa!’”
Pv 19:21 Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor; Sl 2:1-6 1 Por que se amotinam as nações e os povos tramam em vão? 2Os reis da terra tomam posição e os governantes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu ungido, e dizem: 3"Façamos em pedaços as suas correntes, lancemos de nós as suas algemas!"4Do seu trono nos céus o Senhor põe-se a rir e caçoa deles. 5Em sua ira os repreende e em seu furor os aterroriza, dizendo: 6"Eu mesmo estabeleci o meu rei em Sião, no meu santo monte".

A morte de Jesus não foi um acidente trágico na história da humanidade, não foi o fim desastroso de um líder que falhou, mas foi totalmente planejada e executada pela soberania de Deus! At 2:23 Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz; At 4:27-28 De fato, Herodes e Pôncio Pilatos reuniram-se com os gentios e com os povos de Israel nesta cidade, para conspirar contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste. 28 Fizeram o que o teu poder e a tua vontade haviam decidido de antemão que acontecesse.

Nenhum homem conseguiria realizar tudo o que ocorreu com Jesus com a precisão exata que ocorreu. A precisão do tempo, a perfeição de cada momento culminando com Jesus sendo morto no dia da Páscoa – na hora em que os cordeiros eram mortos – e depois ressuscitando perfeitamente ao terceiro dia só podia ser obra de Deus – o Majestoso Diretor!
A maravilhosa soberania de Deus sobre tudo e todos deve ser motivo de adoração e não de questionamento dentro e fora da igreja!
Dn 4:35 – declaração de Nabucodonosor - Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de resistir à sua mão nem de dizer-lhe: "O que fizeste?"; Is 14:24-27 – profecia contra Assíria, nação mais poderosa da época - O Senhor dos Exércitos jurou: "Certamente, como planejei, assim acontecerá, e, como pensei, assim será. 25Esmagarei a Assíria na minha terra; nos meus montes a pisotearei. O seu jugo será tirado do meu povo, e o seu fardo dos ombros deles". 26Esse é o plano estabelecido para toda a terra; essa é a mão estendida sobre todas as nações. 27Pois esse é o propósito do Senhor dos Exércitos; quem pode impedi-lo? Sua mão está estendida; quem pode fazê-la recuar?

O tempo de tudo está nas mãos do nosso Deus! Por mais planos que os homens façam, no final o que prevalece é o propósito do nosso Senhor! Até mesmo os piores sofrimentos estão sob a Sua soberania! “Que os crentes descansem sobre o pensamento de que todas as coisas foram ordenadas por um Deus todo-sábio, visando o nosso bem. Que não duvidem que todas as coisas, no mundo ao redor deles, estão contribuindo conjuntamente para a glória do Pai celeste.(J.C. Ryle, Meditações no Evangelho de Marcos, Fiel, pg 177).

II – A ADORAÇÃO (V.3)
3 Estando Jesus em Betânia, reclinado à mesa na casa de um homem conhecido como Simão, o leproso, aproximou-se dele certa mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela quebrou o frasco e derramou o perfume sobre a cabeça de Jesus.

Como vimos na introdução, esse evento ocorreu no sábado. Porém, Marcos o coloca aqui para enfatizar o contraste das reações para com Jesus. Jesus causa apenas dois tipos de reações: a aproximação a Ele em adoração ou o ódio e rejeição a Ele.

v.3 – “ESTANDO JESUS EM BETÂNIA” --- Betânia foi a sede de Jesus durante a Sua última semana (11:11). Era bem perto de Jerusalém (aprox. 4 km). Jesus passou bastante tempo em Betânia, pois esta era a cidade de 3 grandes amigos: Lázaro, Marta e Maria.
RECLINANDO À MESA NA CASA DE UM HOMEM CONHECIDO COMO SIMÃO, O LEPROSO
PERSONAGEM 2 – SIMÃO!  --- Não sabemos com exatidão quem é esse Simão. Ao defini-lo como ‘o leproso’ nós somos levados a imaginar que esse homem era um leproso. Ele era um leproso, não é mais, pois está tendo uma vida social – coisa que os leprosos não tinham.
Esse Simão é um discípulo de Jesus, ele abriu a sua casa para hospedar Jesus. Será que não foi Jesus quem o curou da lepra?!
[Obs. Alguns comentaristas acreditam que Simão era o pai de Lázaro, Marta e Maria]

RECLINANDO À MESA --- esse era o costume quando comiam juntos. Jesus está numa ceia [talvez uma pequena festa] na casa de Simão.

Temos um importante contraste: enquanto os líderes religiosos se encontravam no palácio do tão ‘importante’ sumo-sacerdote Caifás para planejar a morte de Jesus. Simão, um ex-leproso abriu sua casa para honrar e adorar Jesus.

PERSONAGEM 3 – UMA CERTA MULHER!  --- 3 Estando Jesus em Betânia, reclinado à mesa na casa de um homem conhecido como Simão, o leproso, aproximou-se dele certa mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela quebrou o frasco e derramou o perfume sobre a cabeça de Jesus.

Aqui encontramos uma das personagens principais dessa história: Maria! Marcos apenas nos diz ‘uma certa mulher’, mas João nos diz quem ela é: Jo 12:1-3 1Seis dias antes da Páscoa Jesus chegou a Betânia, onde vivia Lázaro, a quem ressuscitara dos mortos. 2Ali prepararam um jantar para Jesus. Marta servia, enquanto Lázaro estava à mesa com ele. 3Então Maria pegou um frasco de nardo puro, que era um perfume caro, derramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. E a casa encheu-se com a fragrância do perfume. Ela não é uma ex-prostitua, ela é uma querida discípula de Jesus! [Lucas 7:36-50 nos conta uma outra história]. Essa é a Maria irmã de Lázaro e Marta. Ela era uma verdadeira discípula de Jesus, ela amava ouvir os ensinos do Senhor (ver Lc 10:38-42).

aproximou se dele com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro, feito de nardo puro”  --- O frasco era feito de uma pedra branca de uma cidade do Egito (Alabastron), tinha por volta de 20 cm com um pescoço comprido. Esse perfume era feito, provavelmente, na Índia – devido ao nardo ser uma planta daquela região. Esse perfume era puro [πιστικός – genuíno]! Não havia sido diluído e nem pervertido.

O PREÇO: O v.5 nos fala quanto custava aproximadamente esse perfume: “Ele poderia ser vendido por trezentos denários, e o dinheiro dado aos pobres”.
300 denários: 1 denário = 1 dia de trabalho. 300 denários = 300 dias de trabalho = 1 ano de trabalho duro.
Hoje: salário mínimo R$ 622 = anualmente R$ 7.464. Um salário de R$ 2 mil = R$24 mil em um ano.

V.3 Ela quebrou o frasco e derramou o perfume sobre a cabeça de Jesus.

Contexto Histórico:
Era normal naquela cultura passar óleos e perfumes nos visitantes. “Em um banquete judaico, uma pequena quantidade de óleo era colocada na cabeça do convidado, que permanecia na cabeça e na roupa, realçando a fragrância da festa para o convidado(Zondervan Illustrated Bible Backgrounds Commentary on Matthew, pg 161). Ver Sl 23:5 Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice; Lc 7:46 – em uma outra situação - Você não me saudou com um beijo, mas esta mulher, desde que entrei aqui, não parou de beijar os meus pés. Você não ungiu a minha cabeça com óleo, mas ela derramou perfume nos meus pés.

Mas a ação de Maria foi muito mais do que uma mera ação de costume daquela sociedade. Foi muito além de um mero pingar umas poucas gotinhas de óleo na cabeça do convidado. Maria foi extravagante e muito além do que uma mera unção de um convidado – ela viu Jesus como um rei que estava prestes a morrer!

ELA QUEBROU O FRASCO” --- Geralmente esses perfumes eram usados apenas em pequena quantidade, pois eles eram puros (algumas gotinhas já eram suficientes) e extremamente caros. O frasco era feito de forma que não houvesse desperdício [pescoço comprido frasco].

Ao quebrar o frasco Maria:
1 - mostra que ela não usará apenas algumas gotinhas e depois guardará o restante, pois não terá como guardar; 2 - mostra o quanto o coração dela queria abençoar a Jesus. Gotinhas não iriam satisfazer! É como se ela estivesse dizendo que as gotinhas eram ridículas perto do quanto Jesus era digno. Ela quebra o frasco para mostrar o quanto Jesus merecia o que de mais precioso ela tinha.

“Ela quebrou o frasco e derramou o perfume sobre a cabeça de Jesus” --- Maria derrama todo aquele maravilhoso perfume sobre a cabeça de Jesus. Porém, ela unge não só a cabeça, mas também os pés de Jesus: João 12:3 Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento.

UNGIR A CABEÇA = ao ungir a cabeça de Jesus, Maria proclama que Jesus é o verdadeiro Rei, que Ele é o Messias (o Ungido de Deus); UNGIR OS PÉS = lavar os pés e passar perfume nos pés era o serviço do mais baixo escravo da sociedade. Ao ungir os pés de Jesus com o mais caro dos perfumes, Maria está proclamando ser a mais baixa de todas as escravas e que Jesus é o seu grande Senhor – merecedor de tudo o que ela possui de mais precioso.

A imagem da unção da cabeça com uma enorme quantidade de perfume, descendo pelo pescoço e pelas roupas e depois ungindo a parte mais baixa do corpo – os pés, é uma imagem do corpo todo de Jesus sendo ungido [14:8]. Ela não só vê Jesus como o Cristo e o Senhor, mas também como o Servo Sofredor que está prestes a morrer e dar a Sua vida para o resgate de muitos.

Que grande lição para todos nós sobre o que é amar de forma radical e extravagante o Senhor Jesus!

** Com uma demonstração de amor tão bela e extravagante, é de se esperar que todos fiquem admirados e alegres com tamanha devoção, certo? Errado! Veja o que ocorre durante esse momento de adoração tão extraordinária:

III – A OPOSIÇÃO (VS.4-5)
4 Alguns dos presentes começaram a dizer uns aos outros, indignados: "Por que este desperdício de perfume? 5 Ele poderia ser vendido por trezentos denários, e o dinheiro dado aos pobres". E a repreendiam severamente.

Durante aquele maravilhoso momento em que Maria demonstrava seu amor de forma extravagante para com Jesus, oposição é levantada contra ela!

ALGUNS DOS PRESENTES COMEÇARAM A DIZER” --- Esses presentes não são os líderes religiosos de Israel. Os presentes naquele lugar eram os discípulos de Jesus.
Quando ajuntamos os relatos paralelos de João 12 e Mateus 26, nós temos uma melhor definição do que deve ter ocorrido:
Mt 26:8 Os discípulos, ao verem isso, ficaram indignados e perguntaram: "Por que este desperdício?”; Jo 12:4 Mas um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, que mais tarde iria traí-lo, fez uma objeção

O que tudo indica é que Judas foi o primeiro a fazer uma objeção. Ele foi o primeiro a instigar os outros a se oporem à ação de ungir Jesus. Isso mostra como um pouco de levedo afeta toda a massa (Pv 22:24-25 Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira 25do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal; I Co 15:33 Não se deixem enganar: "as más companhias corrompem os bons costumes"). Portanto, fiquemos atentos com quem estamos andando e como estamos sendo influenciados pelas nossas amizades. As pessoas com quem você tem andado tem ajudado o seu crescimento em santidade e zelo pelas coisas do Senhor ou você tem se tornado mais semelhante ao mundo?

INDIGNADOS” -- ἀγανακτέω – algo que traz desagrado e ira. “Essa palavra expressa uma forte indignação para com uma ação ou atitude ofensiva (R.T.France, The New International Greek Testament Commentary on Mark, Eerdmans, pg 553). Já vimos essa palavra sendo usada para o próprio Jesus, quando Ele fica indignado com a ação dos discípulos em expulsar as crianças do meio deles. (Mc 10:14).

Não se trata apenas de um simples comentário importuno, mas de uma crítica pesada que vem de um coração bravo e desagradado! Foi uma crítica dura e hostil para com a mulher. Eles querem que ela se sinta culpada! Eles estão colocando culpa e peso sobre essa mulher.

POR QUE ESSE DESPERDÍCIO?” --- Aos olhos daqueles homens a ação dela foi um desperdício! Os corações daqueles homens não entendiam o que é adorar ao Senhor com liberalidade! 

Sempre que demonstramos nosso amor por Jesus de forma radical e extravagante, muitos se levantam contra nós. Como vimos, ‘extravagante’ significa fora do comum, algo estranho. Para os olhos de muitos, as nossas ações são estranhas. Quando os corações estão longe do Senhor, toda adoração que seja diferente do esperado é criticada!

No mundo, as pessoas fazem as coisas mais radicais e extravagantes para conseguirem dinheiro, conforto material, emprego e prazer pessoal. Abandonam a família para ter mais dinheiro, negligenciam o tempo com os filhos para terem mais tempos sozinhos, investem quantidades inimagináveis de dinheiro em esportes e eletrônicos, pessoas passam a vida em escritórios e salas de aula e ninguém fala nada. Mas assim que um homem larga tudo para ir ao campo missionário, assim que uma jovem decide que ela quer seguir o papel bíblico de ser mãe, assim que uma família investe o seu tempo e seu esforço nas coisas do Senhor, as pessoas ficam indignadas e dizem, ‘que desperdício!’.

Se um homem qualquer devotar seu tempo, seu dinheiro e seus afetos às coisas deste mundo, ninguém o acusará. Se ele dedicar-se a ganhar dinheiro, aos prazeres, à política, não se achará nele falta alguma, Porém, se aquele mesmo homem consagrar-se ao Senhor, com tudo quanto possui, então dirão ser uma loucura da parte dele: Ele está fora de si; Ele perdeu o juízo; Ele não passa de um fanático; Ele é um extremista. Em suma, eles reputarão a atitude de tal pessoa como ‘desperdício’(J.C. Ryle, Meditações no Evangelho de Marcos, Fiel, pg 177)

Que essas críticas e acusações nunca nos perturbem! John Paton, antes de ir para as Novas Hébridas, recebeu as seguintes palavras de ‘encorajamento’ de um dos membros do concilio de pastores: “Os canibais! Você será comido pelos canibais”. Paton tinha um maravilhoso ministério e um dos seus professores disse que ele iria “desperdiçar a vida entre os canibais”. Que a nossa atitude seja a mesma desse histórico missionário que deu a seguinte resposta ao homem que disse que ele seria comido pelos canibais: “Sr. Dickson, agora, o senhor já tem uma idade avançada e seu prospecto é logo estar deitado no túmulo para ser comido pelos vermes. Confesso ao senhor que se eu puder viver e morrer servindo e honrando ao Senhor Jesus não fará diferença se serei comido por canibais ou vermes, meu corpo levantará tão integro quanto o seu na semelhança com o nosso Redentor ressurreto(John Piper, Completando as Aflições de Cristo, Shedd, pg. 70).

Críticas, acusações e perseguições virão! Isso foi prometido pelo nosso Senhor várias vezes (ver 10:30). E muitas vezes essas críticas virão daqueles que você menos espera. Assim como Maria jamais esperava ser criticada pelos discípulos de Jesus, nós somos e seremos criticados por pessoas próximas e que não esperávamos! Mas Jesus nos informa através dessa maravilhosa história que devemos esperar que pessoas fiquem iradas e indignadas quando agimos de forma extravagante para com o nosso Senhor!

v.5  Ele poderia ser vendido por trezentos denários, e o dinheiro dado aos pobres". E a repreendiam severamente
Muitas vezes as pessoas nos criticam e usam coisas ‘boas’ como pretexto para nos atacar.
Eles usam uma ‘bela’ desculpa para criticarem Maria – os pobres!

Foi assim com John Paton, seu professor lhe disse: “Por que você vai abandonar essa maravilhosa congregação, todos os alunos e a segurança ministerial e financeira que Deus lhe deu?”.

O inimigo usa tudo o que ele pode para tentar parar ou trazer acusações contra você quando você age com liberalidade e radicalismo para com o Senhor Jesus.
** Quantas vezes não damos mais para o Senhor, pois criamos ‘boas’ desculpas em nossas mentes e corações?  

João 12 nos mostra que Judas não estava indignado com o desperdício do perfume com relação aos pobres, mas ele viu aquilo como um desperdício de dinheiro! Muitas vezes as ‘boas’ desculpas que damos são, na verdade, meios de escondermos nossa cobiça e engano!

IV – A repreensão (VS.6-7)
6 "Deixem-na em paz", disse Jesus. "Por que a estão perturbando? Ela praticou uma boa ação para comigo. 7 Pois os pobres vocês sempre terão consigo, e poderão ajudá-los sempre que o desejarem. Mas a mim vocês nem sempre terão.

O v.6 nos mostra como o Senhor se importa com aqueles que O adoram verdadeiramente. Ele se coloca à frente dela – como um escudo – e defende Sua discípula das ferozes acusações! Sl 5:12 Pois tu, Senhor, abençoas o justo; o teu favor o protege como um escudo; 84:11 O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.

Jesus diz: “Saiam de perto dela e parem de criticá-la, pois ela praticou uma boa ação para comigo!”   Gk. καλός—algo tão maravilhoso que inspira, nobre e digno.
Jesus diz que a ação que eles desprezaram e rejeitaram deveria, na verdade, ser copiada por eles!

O v.7 não ensina desprezo para com os pobres. Jesus, em todo Seu ministério, ensinou e cuidou dos pobres. O que Jesus está falando é que eles estão tão cegos com as coisas materiais que eles perderam a percepção de quão único e tremendo era aquele momento!
Os pobres sempre estarão por perto, mas o Cristo não ficaria com eles para sempre. Aquela era a última semana! Os pobres, sim, sempre estariam com eles. - Dt 15:11.
[Essas palavras mostram claramente que Jesus não acreditava que o Socialismo ou o Comunismo iriam acabar com a pobreza!]

Jesus não só exorta, mas também exalta:
V – A exaltação (VS.8-9)
8 Ela fez o que pôde. Derramou o perfume em meu corpo antecipadamente, preparando-o para o sepultamento. 9 Eu lhes asseguro que onde quer que o evangelho for anunciado, em todo o mundo, também o que ela fez será contado em sua memória"

Jesus não só agiu como um escudo, protegendo Maria da ira e dos ataques dos discípulos, mas Ele também exalta a ação daquela mulher! Jesus honra a ação de Maria. A ação de ungir Jesus, despejando sobre Ele todo o perfume se tornou uma ação histórica na pregação do Evangelho.
Pv 29:23 O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra.

Enquanto algumas pessoas buscam o louvor e o reconhecimento dos homens, outras buscam honrar a Jesus! [No v.1 vemos que os líderes têm medo dos homens – aqui vemos uma mulher que não está preocupada com a opinião dos homens]
Quem você tem procurado agradar?

ELA FEZ O QUE PODE!” --- Algumas pessoas têm mais do que as outras [mais tempo, mais dinheiro, mais oportunidades...], mas no fim do dia é isso o que devemos ouvir do nosso Senhor!

Quando você coloca sua cabeça no travesseiro à noite, reflita sobre essas palavras! A minha oração é que você possa ouvir essas palavras todas as noites! Você fez o que pode com seu tempo, com seu dinheiro, com sua família, com seu corpo...
O oposto dessas palavras são as palavras proferidas na parábola dos talentos Mt 24:26 – “Servo mau e negligente!”.

Muitos gostariam de ouvir dos lábios de Jesus tamanho elogio, mas poucos têm a ousadia de amá-Lo de forma que mereça honra!

Façamos uma auto-aplicação desta passagem. Que todos nós, como aquela santa mulher, dediquemos a nós mesmos e a tudo quanto temos à glória de Cristo. A nossa posição no mundo pode ser humilde; os nossos meios para sermos úteis podem ser escassos. Mas, tal como aquela mulher, façamos tudo o que pudermos(J.C. Ryle, Meditações no Evangelho de Marcos, Fiel, pg 177).

v.8 nos mostra como a cruz estava viva na mente de Jesus. Mais uma vez Jesus leva Seus discípulos para a cruz!

O grande contraste fica claro: uma mulher totalmente desprezada e rejeitada entende o quão preciosos são aqueles momentos que antecedem a crucificação – diferentemente dos discípulos que continuam devagar para entender a morte de Jesus!

Ela ungiu o corpo de Cristo para o Seu sepultamento. Pela fé, Maria entendeu que Jesus não era só o grande Messias e o Senhor dos senhores, mas também o Servo Sofredor que precisava morrer.
Diferente de Pedro que tentou repreender Jesus e impedir o Seu caminho para a cruz. Maria entendeu e ao invés de tentar parar Jesus, ela prepara Jesus para a Sua morte!

Enquanto alguns se aproximam de Jesus para reverenciá-Lo e adorá-Lo, outros querem Ele bem longe. Enquanto Maria prepara o corpo de Jesus para o sepultamento – através da fé e amor para com Jesus – Judas prepara a crucificação de Jesus – através da cobiça e da incredulidade!

V – A negociação (VS.10-11)
10 Então Judas Iscariotes, um dos Doze, dirigiu-se aos chefes dos sacerdotes a fim de lhes entregar Jesus. 11 A proposta muito os alegrou, e lhe prometeram dinheiro. Assim, ele procurava uma oportunidade para entregá-lo.

O v.10 nos introduz um personagem de extrema importância na trama da crucificação:
PERSONAGEM 4 – JUDAS ISCARIOTES!

Marcos nos apresenta Judas como “um dos Doze”, mostrando o grande privilégio que esse homem teve! Ele passou 3 anos com Jesus. Judas comeu, dormiu, andou, viajou e ministrou com Jesus.
Isso nos mostra que você pode passar 24h por dia escutando a Palavra de Deus, indo à igreja por décadas, ter um marido ou esposa que verdadeiramente ama ao Senhor, você pode se auto proclamar um discípulo de Jesus e mesmo assim continuar nos seus pecados e nunca ter sido realmente salvo!

Tanta gente nas igreja se comportam como Judas – passam anos ‘seguindo’ a Jesus na expectativa do que vão conseguir em troca. Mas quanto mais contato com o Evangelho, mais ódio e hipocrisia são gerados no coração.

O que tudo parece é que Judas foi ficando cada vez mais frustrado. Ele queria a glória e o domínio de um reino terreno, ele cobiçava o poder e o status. Como as coisas com Jesus estavam ficando cada vez piores, Judas foi se decepcionando e buscando alguma forma de satisfazer sua cobiça.

DIRIGIU-SE AOS CHEFES DOS SACERDOTES A FIM DE LHES ENTREGAR JESUS” --- Foi Judas quem foi atrás dos chefes dos sacerdotes para entregar Jesus. A ação partiu dele mesmo!
Ele queria a glória e quando viu que a cruz era a única realidade, ele começou a planejar um meio doentio de matar Jesus.

Os versículos 1 e 10 estão conectados, pois o v.1 nos mostra que os líderes de Israel estão procurando matar Jesus de qualquer modo e o v.10 nos mostra qual é a ‘isca’ que eles usarão.

Deus usa a vontade satânica de Judas para mudar a opinião dos líderes. Eles não queriam na Páscoa, mas o plano de Judas é tão irresistível que eles aceitam, cumprindo assim o propósito pré-determinado de Deus! At 2:23 Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz

v.11 -  “A proposta muito os alegrou, e lhe prometeram dinheiro
Marcos não nos relata quanto de dinheiro foi envolvido, mas Mateus fala: Mt 26:14-15 Então, um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, dirigiu-se aos chefes dos sacerdotes 15 e lhes perguntou: "O que me darão se eu o entregar a vocês? " E eles lhe fixaram o preço: trinta moedas de prata.

O preço fixado foi de 30 moedas de prata! Isso é aproximadamente 4 meses de trabalho.
Ex 21:32 Se o boi chifrar um escravo ou escrava, o dono do animal terá que pagar trezentos e sessenta gramas de prata ao dono do escravo, e o boi será apedrejado.

O preço pago pela traição de Jesus foi o preço de um escravo!
Judas e a liderança de Israel viam Jesus como um escravo!

Que contraste com Maria que via Jesus como Seu amado Senhor! Enquanto ela se humilha a ponto de lavar os pés de Jesus, Judas humilha Jesus ao ponto de vendê-Lo como um escravo.

É assim com todos que são expostos ao Evangelho de Jesus: a pessoa se humilha e O adora como único Senhor e Salvador ou se afasta com desprezo e rejeição.
Hoje você sai daqui como um dos 2 personagens. Por você ter sido mais exposto a Jesus, você irá:
Sair daqui amando ainda mais esse Jesus   ou   você sairá daqui ignorando e rejeitando ainda mais esse Jesus! A minha oração é que você saia daqui mais semelhante a Maria!

CONCLUSÃO:

Como podemos ver, Jesus é realmente o maior polarizador da humanidade. À medida que você O conhece, à medida que você passa tempo ouvindo Suas palavras: ou você se afasta dele, ignorando Suas verdades, ou você se aproxima dEle, abdicando suas vontades.
Como está o seu coração? À medida que você é exposto à Luz do Evangelho – Jesus – o seu coração tem sido atraído a Jesus ou tem traído Jesus com os seus próprios desejos e vontades?

Antes de colocarmos os nossos dedos na cara dos discípulos e criticá-los pela indignação deles para com Maria, nos lembremos que, se não fosse pela graça de Deus, nós despejaríamos todo aquele perfume em nós mesmos!
É pela graça de Deus que nós podemos nos aproximar de Jesus, sentar com Ele e despejar sobre Ele toda nossa adoração. Antes da misericórdia de Deus, éramos como Judas e como a liderança de Israel - Ef 2:1-10!
Portanto, tenhamos um coração que transborda de gratidão pelo grande amor de Deus para com nós, expressando nossa gratidão através de obras dignas de serem imitadas, como a de Maria! Não através de gotinhas, mas com ações extravagantes. E quando acusações vierem contra você, não estranhe, mas se alegre (I Pe 4:13), lembrando que Deus tem tudo em sua poderosa mão! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário